0

Uma história por Eduardo Rodrigues – CEO Welcome Trips

A Welcome começou como boa parte das empresas começa: inspirada em um sonho, com poucos recursos e antes de estar pronta.

O sonho era experimentar as coisas boas da vida, conectando pessoas e buscando novos destinos. Eu queria proporcionar experiências positivas para as pessoas. E o jeito que encontrei foi despertando a vontade de conhecer o mundo. O tal MVP: produto mínimo viável, que lá atrás eu chamei de ‘melhor produto vivenciado’.

Empreender naquela época envolvia pouco glamour. Eu comecei com muita simplicidade, ação, propósito e perseverança. Desde 2001 eu já organizava viagens para as praias do sul do Brasil. Com recursos financeiros escassos, eu me envolvia da organização à divulgação. Entregava flyers pessoalmente (com a ajuda de alguns amigos) na saída de universidades e bares de Curitiba.

As viagens ficaram conhecidas e os clientes queriam mais. Mas só em 2005 resolvi abrir um pequeno escritório com a marca Welcome Trips. Nosso público eram os jovens, muitos deles surfistas. Tudo o que a gente fazia era focado em experiência. Em toda viagem era oferecido algo a mais ao cliente. De luau com peixe na brasa até festa à luz de velas.

Nossas viagens eram documentadas por videomakers e fotógrafos. Na volta, a gente organizava festas de confraternização com todos os participantes. Rolavam exposições de fotos e lançamentos de vídeos. Eram as nossas redes sociais da época. E assim a gente engajava novos participantes para as próximas viagens, enquanto as novas amizades eram eternizadas.

As viagens eram sempre de ônibus. E os principais destinos, as praias de SC, PR, SP e RJ. Praias, natureza, música, pessoas e alto astral. Essa era a nossa fórmula. Além da natureza, apostamos na diversão e no bem estar. Durante 7 anos, fomos à Ilha Grande (RJ). Vivemos muitas aventuras e momentos memoráveis na ilha. O CarnaRio era outra experiência completa que fez muito sucesso: Carnaval do Rio de Janeiro, com direito a assistir desfiles no sambódromo e curtir os bloquinhos. E que rendeu muitas histórias, novas amizades e até alguns casamentos.

Mas empreender significa se adaptar e evoluir. O mundo foi ficando digital e mais acessível. E em nossa primeira crise (2008) decidimos não parar o sonho. Arregaçamos as mangas e trabalhamos ainda mais. Observamos o mercado com um novo olhar e focamos em viagens personalizadas e individuais para destinos internacionais. A concorrência era grande, mas ganhamos nosso espaço priorizando um atendimento humano e pessoal, sempre com aquele algo a mais. Essa foi a nossa primeira reinvenção.

Em 2013, enfrentamos outra grande crise econômica no Brasil. Com o aumento da concorrência online e a alta do dólar, mais uma vez precisávamos nos reinventar. Foi quando tivemos a oportunidade de organizar 2 casamentos de brasileiros no exterior (um no Caribe e outro na Europa). Ali, enxergamos uma nova oportunidade e resolvemos nos especializar em “Destination Wedding”.

Empreender também é encontrar as pessoas certas. Em 2014, eu, Mariana Volpi (Euroimport Viagens) e Tiago Abdul (TMAH) nos unimos com o propósito de nos fortalecer e nos profissionalizarmos ainda mais nos nossos segmentos. Com a fusão das 3 empresas, a Welcome Trips ganhou ainda mais força no mercado.

No mesmo ano, criamos a Welcome Weddings, que já realizou mais de 300 casamentos, em mais de 20 países. Entre eles, o Astro Wedding de Isa Mezzadri e Gil Pinna, que escolheram Playa Del Carmen como destino e o tema “Follow the Love”. Com muito trabalho, treinamento e investimento, hoje somos referência no segmento, eleitos por três anos consecutivos (2017, 2018 e 2019) como a “Melhor Produtora de Destination Wedding da América Latina”. Ganhamos até a atenção de mídias como a Folha de São Paulo, Revista Exame, Pequenas Empresas Grandes Negócios, entre outras.

Enquanto a Welcome Weddings se consolidava no segmento de casamentos, sentimos que a Welcome Trips precisava (mais uma vez) se reinventar. Porque a inovação não acontece só nas crises e a gente continuava atento ao mercado. O que as pessoas buscavam, nós sabíamos exatamente como entregar. Foi aí que resgatamos nosso DNA de proporcionar experiências positivas para as pessoas e enxergamos um novo nicho: destinos exóticos e expedições com propósito.

Vimos nascer uma nova geração de influenciadores digitais quando a internet deu voz aos profissionais de diversas áreas, criando um canal direto com cada público. Enxergamos a oportunidade, buscamos parcerias e juntos começamos a entregar viagens de experiências (acompanhadas por eles), exclusivas aos nossos clientes e segmentadas por interesses: fotografia, alimentação saudável, yoga, meditação, espiritualidade, esportes e aventura. Entre elas estão as expedições pro Deserto do Atacama com a fotógrafa Mana Gollo, para a Ilha de Páscoa com o astrólogo Eu Sou o Du, pro Jalapão com a criativa Femingos, pra Índia com Layla Foz e muitas outras que estão por vir.

A Welcome Trips já atendeu mais de 55.000 mil clientes dos principais estados brasileiros. Fomos premiados pelas maiores operadoras do Brasil e em 2019 recebemos o prêmio Top 10 da American Airlines. Conquistamos esses resultados com uma equipe alinhada que continua conhecendo cada cantinho do mundo para tornar as experiências dos nossos clientes cada vez mais especiais.

Hoje somos facilitadores na organização de viagens sob medida e atendemos diversos públicos: viagens de lua de mel, em família, entre amigos, para empresas e outras viagens personalizadas.

Muitos influenciadores também já viajaram com a gente. Bruna Marquezine para o México, Maisa do SBT e Quel Furtado do ‘Vamos Pra Onde’ para o Egito, Manu e Matheus do ‘We Love’ para Playa Del Carmen, entre outros.

Em 2019 criamos a marca Welcome Group com o objetivo de facilitar e ampliar a segmentação. Com a nossa bagagem e expertise, somos capazes de entregar experiências para diferentes momentos da vida e atender todos os tipos de viagens que nossos clientes quiserem realizar, sempre com uma consultoria especializada e aquele algo a mais.

Chegamos aos 15 anos em 2020. Um ano atípico para todos nós. E uma nova oportunidade pra gente continuar se reinventando e seguindo nosso propósito de conectar e transformar positivamente as pessoas. A partir de agora, isso é mais necessário do que nunca.

Então aproveitamos o momento de pausa para refletir e viver um pouco de nostalgia. Afinal, compartilhamos esses 15 anos com muitas pessoas e todas elas fazem parte da nossa história.

Se você fez parte da Welcome (Trips ou Weddings) em algum momento da sua vida, conta pra gente. Vamos adorar relembrar as histórias e compartilhar aqui os nossos melhores momentos.

Energia boa é sempre ‘welcome’!

Welcome Group / Welcome Trips / Welcome Weddings
Experiências que conectam e transformam