0

A épica lenda da guerreira “Mulan” pode ter sido inspirada em guerreiras reais dos Xianbei, um antigo povo nômade que também já fez parte de um dos maiores impérios da história do planeta.

mongolia-viagem-welcome-trips

Localizada na Ásia Central, entre Rússia e China, a Mongólia é um vasto território com apenas 3 milhões de habitantes, sendo que aproximadamente 40% dos mongóis ainda preservam a tradição de viver no estilo itinerante.

Liberdade é a palavra que melhor descreve a Mongólia. Além da cultura nômade, o país é repleto de paisagens singulares como desertos, estepes, lagos, florestas e montanhas. Espaços infinitos a céu aberto com animais selvagens correndo soltos.

A experiência em território mongol é algo difícil de descrever, mas vamos compartilhar um pouco com vocês.

É possível percorrer boa parte do país sem encontrar qualquer pessoa, vilarejo ou mudança no cenário, apenas se 

roteiro-viagem-mongolia

deixando levar por paisagens sem fim que chegam a nos fazer questionar sua realidade. São planícies com vegetação 

rasteira, numa área de transição entre o cerrado e o deserto.

Além das tradicionais Gers (casas de nômades mongóis), também é possível encontrar camelos, cavalos e outros animais selvagens cortando a paisagem.

Sem contar as cavernas com pequenas aberturas, onde os monges se isolavam para meditação.

Gobi: o grande seco.

O famoso Gobi é o quinto maior deserto do mundo e um dos lugares mais remotos do planeta.

Equivalente a quase 13 vezes o tamanho de Portugal, além da imensidão predominantemente rochosa, o que mais impressiona são as imensas e espetaculares dunas de areia.

As Khongoryn Els, conhecidas como ‘as dunas que cantam’, são as maiores dunas do deserto mongol, com mais de 100km de comprimento, 12km de largura e 300m de altura. Um dos grandes desafios é ‘escalar’ um monte de areia para chegar ao topo.

Nos pontos mais altos, a presença de lagos e pântanos salgados formam o perfeito habitat para pássaros.

Arkhangay: a “Suíça da Mongólia”.

Também conhecida como Khangai no norte, essa é uma das regiões (ou aimags, como se fala em mongol) mais densamente povoadas do país, com cerca de 90.000 pastores nômades vivendo por lá.

Belas paisagens, que se estendem além do horizonte, formam o cenário perfeito para numerosos campos nômades, 

viagem-mongolia

com florestas, rios e montanhas.

Imagina montar num cavalo e se entregar à descoberta do que realmente significa ser nômade num lugar incrível como esse.

Além das aventuras a céu aberto, viajar pela Mongólia também é um mergulho cultural profundo e significativo em episódios desconhecidos e fundamentais na história da humanidade.

 

Genghis Khan: um herói nacional

mongolia-viagem“Um único sol no céu, um único soberano na terra” – essa era a frase do imperador Genghis Khan para si mesmo.

Considerado um orgulho nacional, o guerreiro e conquistador foi responsável por unificar dezenas de tribos e clãs, se tornando um verdadeiro ícone na história do país. A figura dele se faz presente de muitas formas em todo o território mongol.

 

Os contrastes de Ulan Bator

A capital Ulan Bator, que significa “herói vermelho”, é um lugar onde modernos arranha-céus de grandes corporações coexistem com importantes prédios governamentais (a maioria ainda em estilo soviético) que datam da época do regime comunista e de dominação da vizinha União Soviética.

No meio de todas as facilidades de uma grande cidade, é possível sentir a força do budismo na região e encontrar refúgio nos monastérios budistas tibetanos que estão por toda parte.

Ficou com vontade?

É claro que não conseguimos incluir aqui tudo o que é possível fazer em uma viagem para um país tão extenso como a Mongólia, mas vale a pena conhecer a imensidão e exuberância da paisagem desse território cultural que respira aventura.

Na hora de planejar, não esqueça que o país apresenta um clima frio na maior parte do ano, por isso a melhor época para visitar a Mongólia é de Julho a Outubro. Além de temperaturas mais agradáveis, acontecem diversos festivais pelo país.

Fica aqui mais uma opção para você incluir no seu planejamento.

Se quiser saber ainda mais, entre em contato com a gente. Nós vamos adorar criar uma experiência na Mongólia sob medida pra você!