Skip to main content
search
0

Para mim, Barcelona é uma das cidades mais lindas da Europa.

O contraste da praia com os bairros históricos e as ruas elegantes fazem dessa viagem uma experiência muito completa e diferente de tudo o que você já viu em outros lugares.

Quando eu soube que iria me mudar pra cá (meu marido decidiu fazer um MBA internacional), eu fiquei muito feliz!

Sempre ouvi falar muito bem da experiência de vida por aqui e de como a cidade recebe de braços abertos pessoas de todo o mundo.

Eu já tinha vindo para Barcelona, mas na época eu ainda era criança e fiquei poucos dias aqui, então não tinha grandes lembranças além da Sagrada Família e do Parque Guell.

Desde que cheguei, me dediquei a explorar a cidade, entrar em cada lojinha e conhecer o máximo de restaurantes possível (admito que o Covid deu uma dificultada nos meus planos).

Agora que já estou morando aqui há pouco mais de 3 meses, estou super animada para começar a dividir com vocês as minhas dicas! 

Espero que gostem!

 

Sobre Barcelona:

“Quando em Barcelona, sempre olhe pra cima” essa é uma dica que recebi de uma amiga assim que cheguei aqui e eu adoro isso! 

A cidade é cheia de prédios deslumbrantes, a arquitetura é muito rica mesmo, então a cada quadra você se depara com uma construção mais linda do que a outra.

Barcelona é a capital da comunidade autônoma da Catalunya e a cidade possui dois idiomas oficiais: o castellano (conhecido por nós como espanhol) e o catalão.

O idioma catalão também é derivado do Latim, então algumas palavras a gente consegue entender, mas quando eles conversam entre si não tem jeito, é só pedindo pra repetir em Espanhol. 

Guia básico para você poder entrar no clima e arriscar umas palavras em catalão:

Bom dia = Bon dia

Obrigada = Merci

Por favor = Si us plau

Tchau = Adéu

Mas não se preocupe, todo mundo fala espanhol aqui e você não vai ter nenhum problema se precisar usar o nosso clássico “portunhol”.

O povo catalão é super nacionalista, é muito comum vermos bandeiras nas casas e existe um forte movimento que luta pela independência da Catalunya.

Estar em Barcelona é respirar cultura, história, arte e gastronomia! 

O clima mediterrâneo é marcado por invernos ensolarados e não tão rigorosos quando comparados com o restante da Europa, e os verões são quentes e de pouca chuva.

A cidade é muito bem planejada e é super fácil de se locomover por aqui. Na minha opinião, a melhor forma de se conhecer um lugar é caminhando, então eu amo sair por aí pra bater perna.

Mas você tem várias outras opções para ir de um lugar ao outro aqui: como alugar bike ou patinete, pegar o metrô ou ônibus para poder curtir tudo que Barcelona tem para oferecer!

Conheça mais sobre os bairros de Barcelona:

Como eu falei no tópico anterior, é muito bacana ver o contraste entre os bairros de Barcelona. Alguns deles super históricos, outros modernos e elegantes! Vou falar mais detalhadamente sobre alguns deles:

El Born meu bairro favorito em Barcelona! As ruas estreitas e construções que remetem à Idade Média fazem você se sentir parte de um cenário de filme. Toda vez que caminho por lá fico imaginando tudo que já deve ter acontecido por essas ruas ao longo dos anos. É um bairro super cool e lá você encontra vários bares speakeasy, lojas de marcas super locais e estilosas, pequenas galerias de arte e lojas de artesanato. É o lugar ideal para passear no final de semana e escolher um barzinho para tomar um drink e apreciar toda a beleza desse bairro. Aqui no Born estão localizadas: A Igreja Santa Maria del Mar, o Museu Picasso e o Centro Cultural del Born.

Gòtic Assim como o Born, o Bairro Gótico também é composto pela arquitetura medieval. É um dos bairros mais antigos da cidade e (pasmem) possui lojas com mais de 100 anos de existência! As pequenas ruas costumam ser iluminadas por luzinhas penduradas e é aqui que você encontra a famosa ponte del Bisbe. O Gótico ainda é parcialmente rodeado pelos fragmentos das antigas muralhas que delimitavam a cidade e nesse bairro cheio de história está localizada a magnífica Catedral de Barcelona.

Eixample O Eixample está bem no centro da cidade e se estende desde a Praça Catalunya até o bairro de Gràcia. É dividido pela mundialmente conhecida e imponente Passeig de Gràcia, que abriga as lojas dos designers mais renomados e também conta com dois dos projetos mais famosos de Gaudí (Casa Batlló e Casa Milá). Com suas ruas largas e vitrines exuberantes, o Eixample é um bairro muito sofisticado e elegante. É um local bastante turístico devido à quantidade de lojas, cafés e restaurantes. Sem falar que o principal ponto turístico de Barcelona também está aqui: A Sagrada Família. 

Gràcia – Gràcia é sem dúvida o bar mais boêmio de Barcelona! Cheio de restaurantes e bares, é o lugar ideal para quem procura um agito. Ao mesmo tempo, é um bairro bastante residencial, onde os vizinhos se conhecem e você costuma ver muitas crianças por lá! Pelas ruas estreitas de Gràcia você encontra artistas, lojas independentes e super variadas. O bairro é super cool! Na parte alta está localizado o Parque Guell, um dos principais pontos turísticos da cidade.

La Barceloneta – Quase todos os dias eu vou caminhando até a praia de Barceloneta! É um passeio lindo, que passa pela marina de Port Vell, onde podemos ver uma infinidade de barcos e então caminhar pela orla da praia. Nesse caminho você encontra gente correndo, andando de bike, de patinete, skate, jogando vôlei, fazendo exercício funcional na areia, tomando sol ou simplesmente apreciando a brisa do mar. Eu acho super terapêutico, cidade de praia tem dessas coisas né? Além disso, se você quiser ir à noite, essa região conta com inúmeros restaurantes e baladas! É super agitado. Durante a visita também vai ser impossível que o Hotel W passe despercebido, ele tem quase 100m de altura, foi desenhado no formato de vela e é o protagonista dessa área da praia. 

Gastronomia:

Como já falamos anteriormente, a gastronomia de Barcelona é um dos maiores pontos de destaque da cidade! 

Eu adoro o fato de que aqui, a maior parte dos restaurantes tem mesas na calçada ou então terraças estilo rooftop para que os clientes possam apreciar a vista da cidade. 

Seja inverno ou verão, você pode sair na rua em qualquer horário, que eu te garanto que essas mesas externas estarão cheias de gente conversando, comendo, bebendo e fumando! (sim, os espanhóis bebem e fumam bastante!).

Falando sobre pratos típicos, a Espanha é mundialmente conhecida pelas Paellas! 

A Paella, na verdade, é a panela de ferro onde são preparados os pratos à base de arroz. Mas com o passar dos anos o famoso prato preparado nessa panela acabou também sendo batizado com o mesmo nome. 

A Paella tem origem em Valência, aqui na Catalunya e ao contrário do que pensamos, a receita original não leva frutos do mar, e sim carne de frango e coelho! 

Mas a receita mais encontrada e também a mais famosa, é a “Paella Marinera” que leva frutos do mar e mariscos na sua preparação.

As tapas também são um importante símbolo da culinária espanhola! São pequenas porções para dividir, estilo aperitivo. 

Muito se fala sobre a origem dessa tradição, que se originou no século XIX. 

Reza a lenda que o Rei Alfonso XIII utilizou uma fatia de jamón para tampar sua taça de vinho e assim evitar a entrada de moscas no copo. Depois disso, o ato de “tapar” a taça com petiscos acabou se transformando nas Tapas que conhecemos hoje.

Dentre as tapas mais famosas estão: batatas bravas, croquetas de jamón, pão com tomate e lula à romana.

Restaurantes e Bares em Barcelona:

Com a grande variedade de opções de bares e restaurantes em Barcelona, o difícil é decidir onde ir! Uma prática bastante comum entre os espanhóis é “Ir de copas” e “Ir de tapas” (que significa sair para beber e comer). 

Eles sentam em um bar, pedem uma tapa e um drink, comem e partem para o próximo bar! É quase um “pub crawl” ao estilo espanhol. 

E, para te ajudar nessa difícil tarefa de decidir onde ir, seguem algumas dicas imperdíveis:

El Nacional: Ambiente sensacional, decoração linda e diferentes opções de estilos de comida dentro de um só lugar. Lá você encontra 4 restaurantes especializados em carnes, tapas, peixes e delicatessen. Além desses espaços, o El Nacional conta com bares de ostras, drinks, vinhos e cervejas. Não deixe de conhecer!

Boca Grande & Boca Chica: Na andar de baixo você encontra um restaurante com uma decoração super interessante, ótimo atendimento e cardápio variado com destaque para os peixes. Subindo as escadas está o Boca Chica, bar super descolado com diferentes opções de drinks e música bem animada. Quando estiver lá, não deixe de visitar o banheiro (isso mesmo!), é uma atração à parte! 

Feroz: De longe o lugar mais legal que visitei aqui em Barcelona até agora! É um restaurante mais chique, estilo baladinha, com DJ e uma decoração incrível! Nunca tinha visto nada parecido. A comida estava deliciosa e os drinks maravilhosos. Tem um preço mais salgadinho, então vale deixar a visita para uma ocasião especial!

Perikete: Desde que cheguei aqui os nossos amigos comentam sobre esse bar! Como pegamos um “semi-lockdown” por conta da Pandemia, ainda não tínhamos conseguido conhecer. Eis que fomos lá na semana passada e gostamos bastante! É um barzinho, com ambiente super descontraído, o destaque da decoração são as pernas de jamon serrano penduradas no teto! Ótimo lugar para comer tapas e tomar “un cañon” (chopp na caneca grande!)

Fismuler: Antes de vir para Barcelona eu comecei a seguir algumas blogueiras daqui. Um belo dia estava assistindo os stories e vi um prato que me deu água na boca! Era um schnitzel, com trufas e gema mole! Assim que chegamos corri para provar, e o “escalope vienès” fez jus às imagens! Não deixem de provar!

Bormuth: Barzinho no El Born, cheio de mesas na praça, super gostoso para um happy hour! Como o nome já indica, o drink famoso por lá é o “Vermuth”.

The Pulitzer Terrace: Rooftop do Hotel Pulitzer, com música ao vivo, uma vista bonita da cidade e drinks super gostosos! Barcelona tem muitas opções de rooftop e por enquanto esse foi o único que eu visitei, mas eu adorei o clima do lugar! Super vale a visita!

E aí, curtiu as dicas? Espero que eu tenha conseguido fazer você viajar comigo durante a leitura.

Ficou com vontade de fazer as malas e conhecer esses lugares? Então clica aqui e entra em contato com a gente! 

Nós desenhamos o seu roteiro e montamos a viagem da maneira que você quiser.

Ao longo do tempo aqui posso fazer mais posts sobre as dicas de Barcelona! 

Se você tiver alguma sugestão de tema é só comentar aqui!

Close Menu