Skip to main content
search
0

O céu nos presenteia com algum show todos os dias: o nascer e pôr do sol, uma noite estrelada e de lua cheia e às vezes com alguns eventos astronômicos de encher os olhos. É quase impossível você não ter nenhuma foto no seu celular de algum desses momentos. 

E se você também é amante dessas belezas naturais, separamos uma seleção com os melhores lugares do mundo para ver eventos astronômicos e admirar o céu.  

Já adianto que escolher algum desses lugares como destino da sua próxima viagem, vai ser escolher se encantar o tempo todo. 

Não só com o céu repleto de estrelas, mas com a cultura, com as tradições, com as atrações, e principalmente, com a energia única que cada um desses lugares guarda. E aí, preparado para sair dessa viagem totalmente transformado? 

1. Atacama: o centro do turismo astronômico

Número um do astroturismo, o Deserto do Atacama vai te surpreender com o céu extremamente estrelado. 

Com a ajuda de algum aparelho, muito mais do que estrelas, você conseguirá observar um céu repleto de outros fenômenos astronômicos. Prepara-se para se surpreender ao avistar as luas de Júpiter. Se encantar com as nebulosas e sair apaixonado pela beleza da galáxia de Formax. 

E como tudo isso é possível de ser visto? As condições do deserto são as mais favoráveis para a observação de fenômenos astronômicos. O clima árido, espanta a chuva. E junto com a altitude e a baixa umidade do ar, nasce o match perfeito para você conseguir observar estrelas cadentes, planetas e todas as belezas de um céu noturno. 

Por isso, se você vai viajar para a região e quer muito visualizar estes eventos astronômicos, a dica é procurar algum tour astronômico. Principalmente se seu objetivo é aprender mais sobre constelações, estrelas e planetas. O guia vai explicar cada um dos fenômenos observados no céu. 

Outro motivo para você visitar o Atacama, é a ALMA Observatory. Um observatório, construído com a  ajuda de vários países e que conta com telescópios de longo alcance. O que vai deixar sua observação ainda mais interessante! 

Mas vale lembrar que a procura para conhecer o ALMA Observatory é muito grande. Por isso, vale a pena reservar com um mês de antecedência, para você não acabar ficando na fila de espera e perder essa oportunidade! 

Se interessou pelo destino, mas não tem companhia para embarcar nessa aventura? A Welcome Trips está com vagas abertas para a Expedição Atacama. Nessa expedição você conseguirá explorar todos os contrastes do Deserto do Atacama, ver um dos céus mais lindos do mundo e aprender muito! 

E o melhor é que ela será liderada pela nossa colaboradora Juliane Follador. A expedição acontece em setembro, mas você já pode reservar sua vaga, clicando aqui.  

Melhores Lugares Para Ver Eventos Astronômicos: Atacama

2. Portais energéticos e muitos eventos astronômicos te esperam na Ilha de Páscoa!

Melhores Lugares Para Ver Eventos Astronômicos: Ilha de PáscoaAinda no Chile, outra região de tirar o chapéu quando o assunto são eventos astronômicos, é a Ilha de Páscoa. 

Além dos mistérios por trás do surgimento da Ilha, o local é um dos mais privilegiados para a observação do céu. As estrelas preenchem a noite escura, com vários pontinhos luminosos.

A vista fica ainda mais surpreendente com as estátuas, mais conhecidas como Moais, que complementam um dos cenários mais encantadores e impressionantes da Ilha. 

A mística está por trás da história da região e de como os Moais foram construídos e transportados, já que na época em que foram criados não existia nenhuma tecnologia para facilitar esse trabalho. As estátuas, chamam a atenção pelo tamanho: de 3 a 20 metros de alturas, devendo pesar toneladas. 

Para além dos mistérios que rondam o passado da Ilha, existe um portal energético, muito procurado pelos turistas que querem recarregar as energias. Ao todo, acreditam-se que existem 6 portais energéticos espalhados pela ilha. 

O sítio de Te Pito Kura é um desses lugares repletos de energia. O magnetismo da região é forte como em nenhum outro lugar, deixando confusa qualquer bússola que possa ser usada na região. 

Muito mais do que observar um dos céus noturnos mais lindos do mundo, observar as estrelas e seus fenômenos astronômicos, essa será uma viagem de conexão. Conexão com o seu equilíbrio, com o seu eu interior e com a energia que emana da terra. 

Se você quer desbravar as místicas da Ilha de Páscoa, te apresentamos a Expedição Ilha de Páscoa com o Eu sou o Du. Nessa viagem você será guiado por ele para conhecer os principais pontos da Ilha, mas sem deixar de estar conectado o tempo todo com o sagrado e com seu lado mais espiritual. 

3. Deserto do Saara: o paraíso dos eventos astronômicos 

A viagem ao Marrocos geralmente é motivada pela imersão cultural que o destino proporciona. Mas um ponto que não pode ficar de fora do seu roteiro, é a visita ao Deserto do Saara. 

O local representa um dos melhores pontos de observação do céu e de fenômenos astronômicos. 

O que vai te deixar fascinado, além da quantidade de estrelas, das constelações de Touro, Gêmeos., Câncer e Leão expostas no céu; é a vista total do deserto. Isso porque o Saara te proporcionará uma vista de 360º graus. Com um cenário único, que só poderá ser apreciado lá. Por isso, essa será uma experiência muito original e que você precisa vivenciar ao longo da sua vida! 

E o que contribui para essa observação do céu, é o fato do deserto estar muito afastado do resto da civilização. A certeza de que nenhuma fonte de luz irá atrapalhar sua observação. Resultando em uma vista mais do que espetacular.

Sem dúvida, passar a noite no deserto é o ponto alto da viagem. Avistar o lindo pôr do sol, observar o degradê da areia alaranjada, se misturar ao céu e depois dormir sob as estrelas. Acrescente isso a experiência de andar em um dromedário e de comer um jantar típico marroquino. Não à toa, esse é um dos paraísos dos amantes do astroturismo. 

4. Noruega: Se encante com o fenômeno astronômico da Aurora Boreal

A Noruega conta com vários pontos de observação da Aurora Boreal. Mas, sem dúvidas, um dos melhores é a cidade de Tromso. Ela levou até mesmo o título de “Capital da Aurora Boreal”. 

A cidade fica localizada perto do Círculo Polar Ártico, com temperaturas que chegam a -10º C. E a única dica é não desgrudar os olhos do céu. Esteja em terra firme, ou no mar, a bordo de um veleiro. 

A visão desse evento astronômico pode ficar ainda mais especial em alto mar. Afinal, as cores que tomam o céu, refletem na água, deixando tudo ainda mais impressionante. Sem falar nos animais aquáticos que podem aparecer para complementar o show: são baleias e orcas.

 É um verdadeiro espetáculo ver esse evento astronômico acontecendo de pertinho. Se com algumas fotos já ficamos impactados com tanta beleza, imagina embarcar em uma jornada, só para ficar cara a cara com a Aurora Boreal? É uma experiência única e que precisa ser vivenciada. 

A dica para vivenciar esse momento inesquecível e único é apostar na viagem focada na experiência e não no destino. Por isso, a melhor época para visitar a Noruega em busca da Aurora Boreal é de setembro a abril. E para isso você deve contar com noites muito escuras e um céu limpo. 

Em Tromso, os melhores locais para ver a Aurora Boreal são: o teleférico Fjellheisen, a marina Tromsdalshavna, o parque Folkeparken, e o lago Prestvannet. Mas é possível até mesmo avista-lá da cidade, quando muito intensa. 

Melhores Lugares Para a observação do céu: Noruega

5. Canadá, em busca da Aurora Boreal na América do Norte

Você já pensou em visitar o Canadá em busca da Aurora Boreal? Esse pode ser um jeito muito diferente e original de conhecer o país. Com muita estrutura, o Canadá, pode ser um dos melhores pontos para observar esse evento astronômico.

Além da observação do céu em busca do fenômeno, que pode levar algumas horinhas, você poderá ainda fazer outras atividades na neve. Como, por exemplo, pesca, embarcar em um trenó puxado por cães ou ainda optar por fazer o percurso em cima de uma moto. Opções de aventura e diversão não faltarão em sua busca pela Aurora Boreal. 

A dica para você que quer ver esse fenômeno de pertinho no Canadá, é apostar na região mais ao norte. Lá você encontrará uma das melhores condições para a observação do céu. Entre as regiões que podemos destacar estão: Whitehorse, Província de Alberta (Banff, Jasper, Athabasca), Northwest Territories e Churchill.

A melhor época para embarcar nessa aventura é de outubro a março. E o melhor horário fica entre 22h e 02h. Porque quanto mais escura a noite, mais favorável a vista do fenômeno. 

Melhores Lugares Para observar o céu: Canadá

6. Chapada dos Veadeiros: Um céu privilegiado e muitos eventos astronômicos no Brasil!

Melhores Lugares Para Observar o céu: Chapada dos VeadeirosNa nossa lista não poderia faltar algum destino brasileiro. E um dos melhores lugares para observar o céu e ver algum evento astronômico acontecendo, é o céu da Chapada dos Veadeiros. 

O lugar também carrega uma mística muito grande. Acredita-se que ele esteja localizado no mesmo paralelo 14, que também passaria por Machu Pichu. Dizem que no ponto de intersecção desse paralelo existiria um portal, capaz de curar as pessoas e ainda transportá-las para outra dimensão. 

Outra fonte de mistério, são as histórias sobre a observação de ETs na região. É muito comum o relato dos moradores com alguma experiência com objetos voadores não identificados. E, quem sabe, viajando para lá, além do céu estrelado, você não consiga ver um objeto voador não identificado também? 

Mas quando a noite cai, o céu noturno e cheio de estrelas brilhantes rouba a cena. Pela falta de luzes artificiais, a umidade do ar e da altitude do local, esse acaba sendo um dos pontos mais procurados para a observação do céu. 

De lá você conseguirá enxergar estrelas, nebulosas e até ter uma vista mais que privilegiada da via láctea. 

Tamanha beleza chamou atenção até mesmo da Nasa! A Agência Especial Americana selecionou a foto de um brasileiro que mostra o céu visto da Chapada dos Veadeiros e publicou no Astronomy Picture Of the Day. O texto explica tudo que podemos observar na foto: nebulosas, constelações e estrelas. 

E a foto é simplesmente impressionante! Dá para acreditar que temos um céu desse tão pertinho da gente?

Eventos astronômicos de 2021 e onde poderão ser vistos 

Se você é daqueles que adora um fenômeno astronômico. E já quer ir se preparando para os próximos que virão, separamos aqui os principais fenômenos astronômicos de 2021 e seus lugares de observação. Tudo para você ficar de olho. E, quem sabe, não apostar em uma viagem para apreciar algum desses fenômenos?

Lista dos fenômenos astronômicos de 2021

Eclipse Lunar Total: Acontece no dia 26 de maio e poderá ser observado do Pacífico, Leste Asiático, Austrália e Oeste da América do Norte. 

Eclipse Anular do Sol: Poderá ser observado em 10 de junho, pelo Canadá, Rússia e Oceano Ártico. 

Eclipse Lunar Parcial: Acontece em 19 de novembro e será visível do México, da América Central, do noroeste da América do Sul. E em partes da Colômbia, Equador, Peru, EUA, Canadá e leste da Rússia. 

Eclipse Total do Sol: Fica visível em 4 de dezembro e poderá ser apreciado da Antártica, do Atlântico Sul e extremo sul da África. 

Chuva de Meteoro: Poderão ser vistas de qualquer lugar do planeta, desde que sem interferência de fontes luminosas e que tenham um horizonte amplo. Elas acontecem nas seguintes datas: 22 de abril; 4 de maio; 27 de julho; 12 de agosto; 7 e 21 de outubro; 5,12, 17 e 19 de novembro; e 22 de dezembro.   

Super Lua: No dia 8 de abril acontece a super lua rosa, em 26 de maio a lua cheia das flores e no dia 24 de junho a lua super de morango. 

 

Gostou de algum desses destinos? Quer fazer uma viagem para apreciar eventos astronômicos? Nós montamos o roteiro certo para você! Totalmente personalizado e que mais combina com o seu perfil. Clique aqui, fale com uma de nossas consultoras e embarque para uma viagem inesquecível! 

 

Close Menu