Skip to main content
search
0

A temporada de neve na Europa já começou! 

Com ela, surgem as dúvidas sobre quais os melhores destinos e estações de esqui, a organização e o planejamento necessários para uma viagem de montanha e é claro, a pesquisa para encontrar os locais com o melhor custo x benefício possível.

Vamos dar dicas preciosas para você se programar e definir qual a melhor estação para a sua viagem.

Como funciona uma viagem para esquiar?

Se você está indo esquiar pela primeira vez, existem algumas dicas preciosas que você precisa saber e que vão poupar dinheiro e tempo de viagem!

O que levar na mala: 

O que levar na mala para esquiarPara esquiar, você vai precisar de roupas de baixo térmicas, um casaco e uma jaqueta específicos para as baixas temperaturas e que sejam impermeáveis

Se você ainda é novato no esqui, não recomendo que compre logo de cara as roupas próprias para o esporte. Você consegue alugar direto nas estações de esqui! 

Acessórios como capacetes, luvas, botas e os óculos de neve (goggles) também são facilmente encontrados para alugar.

Se você precisar comprar algo lá, lembre-se que as estações costumam ter lojas com preços bem salgados, mas se no fim da viagem você se apaixonar e estiver certo de que voltará a esquiar mais vezes, uma boa ideia é ficar de olho nas promoções que acontecem usualmente no final da temporada de neve. 

Na minha opinião, os itens que não podem faltar na mala são as roupas e meias térmicas.

Para uma viagem de 4 dias de esqui, recomendo ao menos 2 calças e 2 blusas térmicas. As roupas térmicas, ou segunda pele, ajudam a manter a temperatura do corpo mesmo no frio intenso.

Se estiver bem frio, é legal colocar uma blusa de fleece por cima da térmica, esse tecido não retém umidade e seca super rápido.  

Importante também incluir na mala um protetor de pescoço estilo gola, um gorro ou aqueles protetores de orelha, pois o vento nas montanhas pode ser bem incômodo!

Os itens de necessaire que também são indispensáveis para a temporada de neve: Protetor labial, protetor solar e hidratante! A neve e o sol podem causar graves queimaduras.

Aluguel:

Existem diversas lojas nas estações onde você pode alugar os acessórios, roupas e também os equipamentos para a prática de esqui ou snowboard.

É interessante procurar lojas de locação próximas aos lifts, para que você não precise carregar os equipamentos por muito tempo. Eles podem ser um pouco pesados.

No caso dos equipamentos, lá você vai definir qual a modalidade que vai praticar e eles vão selecionar as botas e os esquis já no seu tamanho ideal.

Pode haver diferença de valor entre as lojas, então é legal pesquisar antes de locar.

Seguro Viagem:

Item de extrema importância em todas as viagens e indispensável em viagens para a temporada de neve na Europa.

Todo o cuidado é pouco quando fazemos esportes em viagem né? E é claro que nunca queremos pensar nisso, mas além da cautela durante a prática, é uma tranquilidade saber que estaremos cobertos e bem amparados se algo vier a acontecer.

Estações de Esqui na França:

Courchevel

Considerada a estação de esqui mais luxuosa da Europa, Courchevel, na França, conta com uma grande variedade de restaurantes estrelados, hotéis e spas cinco estrelas. 

Faz parte da região de Le Trois Vallées, que é conhecida como a maior área esquiável do mundo e conta com 600 km de pistas.

Uma ótima opção para viajar em família, existem diversas atividades e entretenimento para todas as idades!

O valor do SkiPass Courchevel começa em 40 euros por dia.

melhores estações para esquiar na França

Chamonix-Mont-Blanc

Com a grande variedade de níveis de dificuldade e a alta qualidade das pistas, Chamonix é conhecida como a capital mundial do esqui e alpinismo.

A estação ganhou destaque em 1924, quando foi sede dos jogos olímpicos, e até hoje atrai viajantes do mundo todo.

Se for a sua primeira temporada de neve, não se preocupe! Chamonix conta com diversas escolas de esqui para todos os níveis, sem falar que o centro da cidade é super charmoso, cheio de restaurantes fofos e lojinhas bacanas, que rendem um belo passeio para os dias em que não quiser se aventurar nas montanhas.

Além de Chamonix possuir vista para o Mont Blanc, montanha mais alta dos alpes, outra visita imperdível e uma ótima atividade para se fazer por lá é subir o teleférico de Aiguille du Midi, montanha com mais de 3.700 metros de altitude.

O Skipass com acesso a todas as pistas, começa em 56 euros por dia.

Ski e Snowboard na Europa

Val Thorens

melhores estações para esquiar na FrançaTambém localizada na região de Les Trois Vallées, Val Thorens foi eleita em 2020 o melhor resort de ski do mundo pela World Ski Awards (pela quinta vez consecutiva)! 

É a estação mais alta da Europa e, por ter mais de 600 km esquiáveis, você pode passar o dia todo com seus esquis nos pés. Sem ter o trabalho de ficar carregando até chegar na montanha.

Tem neve garantida de novembro à maio, por isso, é uma ótima opção para quem quer fugir da confusão e esquiar muito no início ou no fim da temporada de neve.

Skipass: a partir de 55 euros por dia.

Alpe D’Huez

Já deu pra notar que a temporada de neve na Europa costuma ser bem animada né?

E falando em animação, Alpe D’Huez estava pronta para sediar a Tomorrowland, famoso festival de música eletrônica!

Infelizmente o evento foi cancelado devido à situação da pandemia, mas o mesmo deve ser postergado para 2022.

Independente do festival, Alpe D’Huez é uma ótima escolha para a sua viagem de neve. A estação é ideal para iniciantes, pois todas as pistas fáceis são perto da vila e existe uma tarefa especial para quem está começando no esporte! 

Mas se você não é iniciante, não se preocupe! Alpe D’Huez tem um ótimo atrativo para os esquiadores com mais experiência: a maior pista preta dos Alpes, La Sarenne

La Sarenne tem 16 km de extensão e oferece uma experiência incrível, tanto pela qualidade da pista quanto pela vista do percurso.

O skipass para os “beginners” custa a partir de 20 euros o dia e o tradicional parte de 45 euros.

Ski e Snowboard na Europa

Estações de Esqui na Espanha:

Baqueira Beret

Situada nos Pirineus, no Nordeste da Espanha, Baqueira Beret é a maior e mais procurada estação de esqui do país.

Dividida em três áreas esquiáveis (Baqueira, Beret e Bonaigua), a estação conta com 98 pistas dos diversos níveis de dificuldade, espalhadas por 167 km.

O complexo conta com diversos restaurantes espalhados pelas pistas como, por exemplo, o Cinco Jotas Grill, famoso pelo presunto ibérico trazido diretamente de Jabugo.

A estação é linda, e uma ótima dica é visitar o Möet Winter Lounge, restaurante que possui uma vista espetacular e DJs para animar o aprés-ski.

O Skipass parte de 50 euros por dia.

Andorra

O pequeno principado independente situado na região dos Pirineus, entre a França e a Espanha, atrai fãs dos esportes de neve vindos de todos os cantos do mundo.

A principal estação do país é GrandValira, originada em 2003 da junção das estações de Pas de la Casa-Grau Roig e Soldeu-El Tarter.

GrandValira conta com sete áreas esquiáveis distribuídas entre 210 km de extensão e possui toda a estrutura necessária para uma experiência de neve inesquecível.

A estação conta também com uma pista noturna, para aqueles que querem aproveitar todos os segundos de esqui. A pista está aberta às sextas e sábados, das 17h às 20h, sempre que as condições meteorológicas permitem.

O aprés-ski também é um super atrativo de Andorra! Aos sábados, os bares de GrandValira contam com programação intensa de festas, recebendo DJs internacionais e com diversas atrações que incluem até fogos de artifício. 

Valor do Skipass: a partir de 48 euros por dia.

Ski e Snowboard na EuropaSierra Nevada

A apenas 40 minutos de Granada, famoso destino turístico de Andaluzia, Sierra Nevada é considerada a estação de esqui mais ensolarada da Europa.

E pra aproveitar a sensação incrível de esquiar com um dia de sol, escolha entre uma das 131 pistas distribuídas ao longo de 110 km esquiáveis.

Em 1996 foi palco do Campeonato Mundial de Esqui Alpino, fato que colocou a estação definitivamente no radar dos turistas.

Tarifas a partir de 47 euros por dia.

Temporada de neve na Europa: As melhores estações de esqui na Espanha

Estações de Esqui na Suíça: 

St Moritz

As melhores estações de esqui na SuíçaAlém de ter sediado por duas vezes os Jogos Olímpicos de Inverno (1928,1948), St Moritz é a estação de esqui mais glamurosa da Europa e destino favorito dos famosos.

A cidade também é palco de diversos outros eventos como: Ski World Cup, campeonatos de Polo e até um Festival de Jazz.

St Moritz conta com tudo do bom e do melhor: restaurantes estrelados pelo Guia Michelin, hotelaria de altíssima qualidade, spas luxuosos, vitrines das principais grifes mundiais e também um cassino.

São 87 pistas da mais alta qualidade, além de diversas outras atividades de neve como: trilhas de bike, patinação no gelo, passeios de bobsleigh e muito mais. 

A tarifa do Skipass varia de acordo com o dia escolhido, mas pode se basear em torno de 70 euros por dia.

Zermatt

Também na Suíça, Zermatt é famosa pela vista incrível do Matterhorn (que é muito conhecido por ilustrar a embalagem do chocolate Toblerone), uma das montanhas mais lindas e imponentes da Europa. Já pensou esquiar com essa vista?

Além de linda, Zermatt é uma cidade super charmosa. Não são autorizados carros por lá, e os visitantes se locomovem por meio de táxis elétricos e trenós. 

Os chalés e as ruas calmas trazem para a cidade um clima digno de cenário de filme

No complexo batizado de Matterhorn Ski Paradise, são mais de 140 pistas que atendem do público iniciante aos mais experientes.

Alta gastronomia e hotelaria 5 estrelas também são pontos que fazem da cidadezinha suíça um destino digno da nossa bucket list!

Se alguém do seu grupo não quer esquiar, não se preocupe. Zermatt também tem atrações como: trilhas, patinação no gelo e até visita à iglus!

SkiPass: em torno de 80 euros por dia

As melhores estações de esqui na SuiçaGstaad

Ski e Snowboard na EuropaComo todas as cidades Suíças, Gstaad possui belíssimas vistas e muito charme. É um dos principais destinos de inverno das celebridades, por ser um pouco mais reservada e com menos turistas que outras estações de esqui.

Diferente de outros destinos citados aqui, Gstaad tem um clima mais tranquilo, e é o lugar ideal para quem quer fugir do agito e da badalação. O slogan da estação já diz tudo: “Come up and slow down” (Suba e desacelere).

São 200 quilômetros de pistas espalhadas entre 1.000 e 3.000 metros acima do nível do mar e Gstaad também tem a opção de esqui noturno. 80% das pistas são fáceis ou moderadas, então se você ainda não tem muita experiência não se preocupe, você vai ter muitas opções para praticar por lá.

Além de esquiar, assunto principal do nosso post, Gstaad também é o destino ideal para os amantes da boa gastronomia. Entre pizzas, schnitzel, raclette e fondue, são mais de 100 restaurantes na cidade!

Tarifas diárias de Ski Pass a partir de 55 euros.

Estações de Esqui na Áustria:

Lech Zurs

Ski e Snowboard na EuropaUma pequena cidade entre os alpes austríacos, Lech é um vilarejo sofisticado e discreto. Zurs está a cinco quilômetros de distância e juntas formam uma estação de esqui para ninguém colocar defeito!

O refúgio de neve queridinho da monarquia europeia conta com uma moderna infraestrutura que liga 4 montanhas e soma mais de 300 km em pistas.

Também é o único lugar na Áustria em que é possível fazer o heli-ski, modalidade off-trail em que a montanha é alcançada por helicóptero ao invés do tradicional lift. É chique demais, né?

Seja você iniciante ou super experiente em esqui ou snowboard, opções não faltam para curtir sua temporada de neve na Europa! 

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre algum dos destinos? Entre em contato com a gente!

Close Menu