Skip to main content
search
0

A Chapada dos Veadeiros é um daqueles típicos destinos prontos para agradar qualquer estilo de viajante. Com suas lindas cachoeiras, atrai os que adoram natureza. Com suas trilhas, os aventureiros. E com sua mística, chama atenção de quem procura por portais energéticos e quem está em busca de um turismo esotérico. 

Todos que passam por lá, sempre saem transformados e reenergizados! 

Por isso, fizemos um roteiro completo com dicas dos melhores destinos, o que você não pode deixar de visitar durante sua estadia na região e principalmente dicas mais práticas. Você vai sair desse post expert em Chapada dos Veadeiros, preparado?

Onde fica Chapada dos Veadeiros?

A Chapada dos Veadeiros é um oásis no coração de Goiás, ficando a aproximadamente 230 km de Brasília.

Ganhou a atenção dos turistas por suas cachoeiras, trilhas, paisagens repletas de verde, desfiladeiros e pelas formações de quartzo. 

O acesso para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é feito ou pela cidade de Alto Paraíso de Goiás ou pela Vila de São Jorge. 

Os principais atrativos turísticos se dividem entre Cavalcante, Alto Paraíso de Goiás e Vila de São Jorge.

Apesar da principal forma de entrada ainda ser por Alto Paraíso de Goiás, nossa dica é que você também não deixe de conhecer a Vila de São Jorge, que é mais tranquila, com uma atmosfera rústica e que agrada quem quer paz e fugir da agitação.

Como ir para Chapada dos Veadeiros?

Para quem está longe de Goiás, a principal forma de chegar a Chapada dos Veadeiros é pegando um voo até o Aeroporto Internacional de Brasília. 

E de Brasília até a Chapada são cerca de 230 km.  

Se você quer curtir ao máximo o destino e desbravar um pouco mais de Goiás, pode alugar um carro para percorrer o trajeto restante. Sua viagem deve começar na BR 020 sentido Formosa e depois seguir para a BR 010, sentido Alto Paraíso de Goiás. 

Outra opção é percorrer esse trajeto de ônibus, mas se esse for o plano é preciso reservar as passagens com muita antecedência para não acabar ficando na mão. E também abrir mão da autonomia e liberdade durante esse trajeto.

A nossa dica é investir no aluguel do carro. Assim, você fica no comando da viagem e pode ir fazendo algumas paradas para admirar a paisagem. Algumas paradas inclusive são quase que obrigatórias! 

E para não passar nenhum perrengue, você pode contar com a nossa ajuda. Deixamos tudo pronto para sua viagem a Chapada dos Veadeiros. Um roteiro completo e inclusive o aluguel do carro. Assim você não terá que se preocupar com nada e poderá curtir a viagem tranquilamente. 

Clique aqui e fale com uma de nossas consultoras para te ajudar a montar um roteiro perfeito para você!

Guia completo sobre Chapada dos Veadeiros

Melhores destinos para conhecer na Chapada dos Veadeiros 

No seu roteiro para Chapada dos Veadeiros é impossível não explorar essas três regiões: Alto do Paraíso de Goiás, Vila de São Jorge e Cavalcante. Cada um desses destinos reserva tesouros naturais e paisagens exuberantes! 

1. Alto Paraíso de Goiás 

Na estrada rumo a Alto Paraíso de Goiás você vai perceber que esse destino divide boa parte das atrações turísticas com a região vizinha de São Jorge. Por isso, ao longo do caminho entre esses dois destinos você terá muito o que aproveitar. 

As principais atrações são as cachoeiras. Entre as que estão na rota e valem a para estão: as Cachoeiras São Bento, Almécegas I e II e o mágico Vale da Lua. 

Mas claro que dentro de Alto Paraíso de Goiás você terá uma infinidade de lugares para visitar como a Catarata dos Couros e as Cachoeiras dos Cristais, Louquinhas, Poço Encantado, Macaquinhos, Anjos e Arcanjos e, por último, a Cachoeira do Sertão Zen. 

Ufa, é muita cachoeira linda pra conhecer, ein?

E claro que uma boa trilha acompanha essas belezas naturais e que vão encantar muito os aventureiros, como a trilha da Cachoeira Sertão Zen e que compensa muito o trajeto! 

É também em Alto Paraíso do Goiás onde fica a melhor estrutura turística com pousadas, hotéis e bons restaurantes. Por isso vale se programar para ficar por lá. 

Melhores destinos para conhecer na Chapada dos Veadeiros

2. São Jorge 

São Jorge é uma mistura de cachoeiras e cânions que competem pela atenção do turista. Quem decide ficar no lugar conhece uma Chapada dos Veadeiros mais sossegada. Em São Jorge, o clima rústico das hospedagens e as ruas de terra, deixa a experiência de contato com a natureza ainda melhor. 

Por lá, a dica é conhecer a Trilha dos Santos, e dar uma paradinha nos saltos e corredeiras do Rio Preto. Depois você ainda pode passear pela Travessia das Sete Quedas, conhecer os Cânions e Cachoeira da Carioca e ainda desbravar a trilha Carrossel que te levará a conhecer alguns mirantes. 

Como ir para Chapada dos Veadeiros?

3. Cavalcante 

Essa é uma região que fica um pouco distante dos principais atrativos da Chapada dos Veadeiros. Mas tem uma atração que compensa incluir esse destino no roteiro: A Cachoeira Santa Bárbara. 

Mas depois de ter visto tantas cachoeiras, o que a da Santa Bárbara tem de tão especial? O grande trunfo dessa atração está na coloração de suas águas, que nos lembra o tom do mar caribenho, e que mais parece uma piscina. Ver essa paisagem de perto e ainda aproveitar para se banhar em suas águas é uma experiência única!

Mas é claro que essa não é a única cachoeira que você vai encontrar por lá. Outras dicas de cachoeiras que valem a visita são: Cachoeira do Complexo da Prata, Cachoeira Candaru e a Capivara. 

Onde fica Chapada dos Veadeiros?

Quando ir à Chapada dos Veadeiros: Clima, melhor época e época de chuvas

A Chapada dos Veadeiros é um destino para ser visitado independente da época do ano. Mas é claro que as estações e períodos de secas e de chuvas influenciam na paisagem e na experiência que você terá. 

Por isso, a melhor época para viajar para a Chapada dos Veadeiros, vai depender do que você busca encontrar por lá. Mas apostar na época de seca vai ser a melhor escolha para aproveitar as cachoeiras mais à vontade e sem riscos.

O período de seca na região tem início no mês de maio e se estende até setembro. Nessa época é comum que o visitante encontre um dos pores do sol mais lindos do destino. 

Além disso, a falta de chuva faz com que as águas das cachoeiras fiquem bem transparentes. Outra vantagem é a não ocorrência de trombas d’água que podem preocupar alguns visitantes.

É também a época de alta temporada, que se intensifica em julho, quando as férias escolares acontecem. 

Já a época de chuvas acontece de outubro a abril com uma maior incidência em dezembro e janeiro. Com as chuvas a paisagem volta a ficar mais verde e as águas a encherem as cachoeiras. 

Se você quer apreciar os tons de azul da Cachoeira Santa Bárbara a época de chuvas não é a melhor época, uma vez que a água fica mais barrenta e perde um pouco do encanto de suas águas transparentes.  

Por outro lado, é na época de chuvas que as cachoeiras ficam mais cheias, os campos mais verdes e a temperatura da água mais quente. 

O que fazer na Chapada dos Veadeiros?

Um roteiro para Chapada dos Veadeiros precisa ter algumas dessas atrações que vamos indicar. 

Mas claro que tudo vai depender de quantos dias você ficará na região e de qual é o objetivo da viagem. É possível conhecer a Chapada de várias maneiras!

1. Melhores Cachoeiras da Chapada dos Veadeiros 

Elas são as estrelas principais e o cartão postal da Chapada dos Veadeiros. É impossível viajar para lá e não se aventurar mergulhando em uma delas. 

Por isso, aqui trouxemos as principais cachoeiras da Chapada dos Veadeiros e que você precisa conhecer! 

  • Cachoeira Santa Bárbara 

A fama da Cachoeira Santa Bárbara é pela cor de suas águas, que são de um azul turquesa intenso que ao mesmo tempo oferece uma água cristalina.

O cenário ideal para quem gosta de relaxar, mas também fazer aquelas fotões pro insta! Aqui você pode usar e abusar do click. Porque com certeza, quando for embora vai sentir saudade desse cenário paradisíaco. 

E vale lembrar que antes de chegar à atração principal, você vai encontrar outra cachoeira semelhante a Santa Bárbara, mas que tem o poço e a queda d’água menores. 

Melhores Cachoeiras da Chapada dos Veadeiros: Cachoeira Santa Bárbara

  • Louquinhas

A cor da água da Cachoeira Louquinhas também chama muita atenção. E por lá você poderá aproveitar muito os cerca de dezoito poços, mas também as quedas d’água.

Além disso, é um ótimo lugar para fazer trilhas, que são leves e tem várias paradas para quem quer se banhar. 

É também uma pedida ideal para quem vai fazer uma viagem em família e quer levar as crianças. É uma atração feita para toda a família e que promete agradar muito.

Melhores Cachoeiras da Chapada dos Veadeiros: Louquinhas

  • Cachoeira do Prata 

Ao todo são 14 km de uma trilha que te leva para descobrir outra beleza natural de Cavalcante: a Cachoeira do Prata. 

Por lá, o show é garantido pela cor da água que se mistura com a floresta que fica ao seu redor.

Você vai adorar se banhar em suas águas de cor esmeralda e aproveitar para relaxar. Mas claro que ao longo da trilha outros pequenos paraísos estarão te esperando para um mergulho. 

Por isso, a dica é aproveitar a Cachoeira do Prata e depois correr para desvendar as próximas paisagens exuberantes.

Melhores Cachoeiras da Chapada dos Veadeiros: Cachoeira do prata

  • Cataratas do Couro 

Se você quiser otimizar seu passeio e conhecer a Chapada dos Veadeiros além dos principais cartões postais, as Cataratas do Couro são a melhor opção. 

Isso porque, o caminho coleciona inúmeras belezas naturais. Vai ser impossível não parar durante a trilha para apreciar as piscinas naturais formadas por águas muito transparentes. 

A visita às Cataratas do Couro é um dos passeios mais completos do seu roteiro para Chapada dos Veadeiros. Em um passeio que vai tomar o dia inteiro e você não vai repetir nenhuma vez as paradas para banho. Uma atração mais linda que a outra te espera nesse destino.

Melhores Cachoeiras da Chapada dos Veadeiros: Cataratas do Couro

2. Vale da Lua 

O Vale da Lua chama atenção pelas suas formações rochosas. O formato, semelhante ao que antes pensávamos que a lua fosse, deu nome ao lugar. 

E haja beleza com crateras que vão se intercalando aleatoriamente para formar uma das paisagens mais charmosas da Chapada dos Veadeiros. E o grande escultor foi o Rio São Miguel, moldando uma paisagem única e que já é um dos cartões postais da Chapada. 

Além de admirar a beleza das formações, você poderá aproveitar para se banhar nas águas das corredeiras e também nos caldeirões. 

Uma parada ideal no seu roteiro à Chapada dos Veadeiros para se desligar, relaxar e curtir a vista e as piscinas naturais. 

Mas vale lembrar que essa atração se torna muito perigosa durante as épocas de chuva. Por isso, se você quer mesmo visitá-la, a dica é esperar a temporada de seca, quando as águas ficam calmas e você pode curtir os caldeirões à vontade! 

Vale da Lua Chapada dos Veadeiros

3. Mirante da Janela 

Se você procura uma vista impressionante do seu roteiro pela Chapada dos Veadeiros deve ter uma parada obrigatória no Mirante da Janela. 

Após subir uma montanha você será recompensado com uma vista de tirar o fôlego para os saltos da Chapada. Uma cachoeira de 120 m e outra de 80 m. Já deu para imaginar como deve ser uma paisagem grandiosa, não é mesmo?

Além da vista, você poderá contar com uma fotinho mais do que instagramável na rocha que serve como janela para essa vista tão incrível! 

A subida exige um pouco dos viajantes, mas o visual final compensa o cansaço. Por isso, se você não tem muito preparo físico, vale ir com calma e realizar paradas para descansar. O que não vale é desistir. 

Outra dica é fazer a trilha com um guia, que te mostrará o local exato em que o mirante fica. Porque sozinho, talvez seja mais difícil a localização. 

Mirante da Janela Chapada dos Veadeiros

4. JARDIM DE MAYTREA 

Quem ama natureza precisa parar para admirar o Jardim de Maytrea que fica entre Alto Paraíso e São Jorge. 

O Jardim de Maytrea preserva a biodiversidade da região, mostrando as principais vegetações do cerrado goianiense. Você verá jardins floridos com a famosa flor do cerrado chuveirinho, também encontrará, veredas e buritis. E ao fundo conseguirá ver montanhas que se estendem dando um charme a mais a paisagem. 

E todo esse cenário ganha ainda mais encanto quando o pôr do sol dá as caras, proporcionando um verdadeiro show aos turistas.

Essa região do Jardim de Maytrea é dona de muitos mistérios. Acredita-se que o local abrigue um portal energético, uma vez que existe uma placa de quartzo sobre a região. 

Vale lembrar que essa paisagem só pode ser apreciada da estrada. Por isso, quando estiver próximo a GO 239, dê uma paradinha e se encante com a paisagem. 

Jardim de Maytrea Chapada dos Veadeiros

Quanto custa uma viagem para Chapada dos Veadeiros?

O custo sempre vai depender de quantos dias você pretende ficar e das atrações que você quer visitar.

Aqui na Welcome Trips temos um roteiro pré montado de 5 dias para conhecer a Chapada dos Veadeiros. Para realizá-lo você vai gastar aproximadamente R$ 2.750,00 por pessoa, incluindo a pousada e os principais passeios para conhecer a região. 

Mas também temos o roteiro feito pela Mana Gollo e pela Luisa Accorsi, que passa pelos principais cartões postais da Chapada dos Veadeiros. São 3 dias de roteiro e o valor sai por aproximadamente R$ 2.075,00 por pessoa. Para saber mais, clique aqui. 

Pacotes para Chapada dos Veadeiros 

Acreditamos que cada viagem é única e que ela fica ainda melhor quando o roteiro é pensado especialmente para cada pessoa. Por isso, personalizamos todos os roteiros, para que você crie experiências incríveis e muito originais! 

Para solicitar um orçamento personalizado, clique aqui e fale com uma de nossas consultoras. Elas estarão preparadas para entender o que você deseja dessa viagem e transformar seus sonhos em realidade deixando sua trip muito especial! 

Mas para você entender um pouco melhor sobre o destino e as principais atrações, compartilhamos alguns roteiros pré-montados. Confira! 

Roteiro de 3 dias para Chapada dos Veadeiros por Luisa Accorsi e Mana Gollo 

Nesse roteiro serão 3 dias curtindo o melhor da Chapada dos Veadeiros, para você relaxar, mas também aproveitar o intenso contato com a natureza.

Todos os passeios são guiados. Neles você vai visitar o mágico Vale da Lua e aproveitar para se banhar. Conhecer as Cataratas dos Couros, a Cachoeira dos Macaquinhos e a Cachoeira Louquinhas. E subir o morro do Buracão para ver um pôr sol muito encantador.

E ainda poderá optar por fazer um voo de balão, observando todas as belezas da Chapada dos Veadeiros do alto. Uma experiência única! 

Você ficará hospedado na Pousada Woodstock em Alto Paraíso de Goiás, com café da manhã incluso e com uma vista maravilhosa do quarto para as montanhas.

Quer saber mais? Clique aqui  

Quanto custa uma viagem para Chapada dos Veadeiros?

Roteiro de 5 dias para Chapada dos Veadeiros 

1º DIA

Chegada ao aeroporto, retirada do veículo para viagem até Chapada dos Veadeiros. Parada final na pousada para descanso. 

2º DIA 

Passeio com guia e fotógrafo para a Cachoeira do Segredo e Vale da Lua.

3º DIA 

Visita às Cataratas do Couro

4º DIA 

Passeio pelo Complexo dos Macaquinhos 

5º DIA 

Retorno a Brasília, devolução do carro e voo para retorno. 

Quer saber mais ou personalizar seus dias na Chapada dos Veadeiros? Clique aqui e fale com uma de nossas consultoras.

Roteiro Chapada dos Veadeiros: guia completo (quando ir, o que fazer, onde ficar)O que levar para Chapada dos Veadeiros? 

Roupas frescas e confortáveis são a grande pedida para sua viagem à Chapada dos Veadeiros. Por isso coloque na lista: roupa de banho (sunga, calção, biquíni ou maiô), tênis, meia, calça comprida de microfibra, legging, camisetas de manga curta e casacos para caso esfrie. 

Também aposte nos bonés e nos chapéus que te ajudarão muito nas trilhas. Não se esqueça do protetor solar, do repelente e da garrafa de água para aguentar as trilhas. 

Comece a se planejar financeiramente para sua viagem para Chapada dos Veadeiros 

O começo de toda viagem, tem início com o planejamento financeiro. E se você tem dificuldade de poupar, nós te ajudamos! 

Conheça o WEEX o plano de viagens da Welcome Trips. Com ele você escolhe um valor mensal para poupar e resgata o valor total investido quando quiser! 

Você ainda conta com a ajuda das nossas consultoras para quando quiser viajar e elas montarão um roteiro personalizado que é a sua cara. 

E você ainda pode continuar poupando no seu dia a dia, usando os descontos em mais de 300 empresas que o WEEX te dá. 

Ficou interessado? Clique aqui e boa viagem! 

Close Menu