Skip to main content
search
0

Viajar sozinha é ao mesmo tempo uma das coisas mais assustadoras e mais incríveis da vida. 

E por aqui a gente vai te ajudar a superar essa fase assustadora, que geralmente é cheia de medos e inseguranças, que só servem para te limitar. 

E vamos te apresentar a parte incrível que viajar sozinha desperta: novas experiências, criação de laços de amizade, paisagens exuberantes e uma viagem de puro autoconhecimento! 

Então, se você quer saber como viajar sozinha pela primeira vez, esse será seu eterno manual, com as principais dicas, motivos para você encarar essa aventura, e claro que não poderiam faltar os melhores destinos para fazer uma viagem sozinha com muita segurança. 

Já vai se preparando, porque depois da primeira trip sozinha, você se conhece, ganha confiança e descobre que o mundo é grande demais para você ficar presa ao medo e dependendo de pessoas próximas à você para explorá-lo! 

E a gente sabe quantos desafios nós mulheres precisamos enfrentar diariamente, o que nos torna especialistas em superar obstáculos. E para viajar o mundo o primeiro obstáculo a ser quebrado é não dar ouvidos às paranóias e enfrentar as inseguranças. E isso é moleza, não é? Então vamos para as dicas! 

Por que viajar sozinha? 

Antes de saber de todas as dicas para viajar sozinha de forma segura. Você precisa estar muito convencida de que realmente quer viajar sozinha. 

E não queremos que você desista dessa experiência tão única e tão rica de vivências. Por isso, separamos alguns motivos que vão te convencer ou simplesmente te deixar ainda mais com a certeza de que viajar sozinha é uma experiência pela qual todas as mulheres precisam passar!

1. Viajar sozinha porque você se permite viver mais! 

Não há nada como se jogar de cabeça em uma nova vivência. E é exatamente isso que acontece quando você decide viajar sozinha.

É o momento certo para você topar viver todas as experiências possíveis e dizer para si mesma mais “sim” do que “não”. 

É o momento de enfrentar tudo aquilo que te causa insegurança e não deixa você viver intensamente. 

Você acaba tendo que tomar suas próprias decisões e tudo que acontece na viagem vai depender do que você quer e deseja para ela. E estar no controle não significa seguir seu próprio roteiro, mas saber quando você deve desviar um pouco do que estava previsto.

Porque é na espontaneidade que conseguimos sair da nossa zona de conforto. E viajar sozinha é exercitar essa saída da zona de conforto. 

Então quanto mais longe da sua zona de conforto você ficar, mais experiências incríveis vai trazer na mala.

Essa é também uma ótima oportunidade para você fazer novos laços de amizade e se permitir conhecer pessoas novas e as realidades e perspectivas que essas pessoas trazem com elas e começar a ver o mundo de um jeito um pouco diferente.

A nossa viajante WT, Natalie Ardrizzo, é especialista quando o assunto é viajar sozinha. Ela rodou o Brasil todo só na companhia dela mesma! 

Ela conheceu os fervedouros encantadores da Chapada dos Veadeiros, relaxou nas cachoeiras da famosa Chapada dos Veadeiros e conheceu pessoas incríveis. 

E o grande motivo que a Natalie dá para viajar sozinha é justamente esse: criar novas amizades! “Viajar sozinha me proporcionou conhecer pessoas novas. Em cada lugar que eu fui eu tive convívio com diferentes grupos de pessoas e algumas se tornaram meus amigos. E não tem coisa mais linda do que criar laços. E quando você viaja com amigos, você acaba não estando tão aberta para criar esses laços”

Até mesmo porque, viajar não significa estar só o tempo todo. Mas significa escolher viver experiências que não seriam possíveis na companhia de outras pessoas!

E aí, convencida a criar laços novos? Afinal, é tudo de bom ter uma nova amizade na nossa vida! 

2. Viajar sozinha porque você se transforma e se conhece durante a viagem

como viajar sozinhaO processo de transformação pelo qual você passa em uma viagem é inspirador. E se você viaja sozinha esse processo se intensifica ainda mais!

Afinal, você vai encontrar situações que jamais encontraria se estivesse sozinha. 

Você terá muito tempo para refletir, olhar para o seu interior e se reconectar com você mesma. 

Não à toa, viajar sozinha é uma das melhores formas de autoconhecimento. Você terá vários momentos de reflexão, apenas com você mesma. Você será testada quanto às decisões que precisará tomar ao longo do caminho. E ainda vai aprender muito com as pessoas que cruzarem com você! 

Além disso, você vai ter um dos ensinamentos mais importante da vida: Não existe melhor companhia do que a sua! 

E esse é um ensinamento que a Vanessa Becker, nossa consultora de viagens, enfatiza como sendo um sentimento que vale à pena ser descoberto em uma viagem sozinha. 

“É bom ter os familiares próximos, os amigos próximos, mas a gente tem que entender que a gente por si só basta. A gente não precisa de ninguém para ser feliz. Sozinho você também pode se divertir, eu não preciso de alguém para isso.”

Já a nossa viajante WT, Gabriella Bevervanço, passou por outra experiência de autoconhecimento quando decidiu embarcar em uma viagem apenas com mais uma amiga. 

A Gabriella namora há 6 anos e com essa viagem, resolveu romper com a tendência de sempre viajar com o companheiro. E o resultado? Foi uma reconexão da amizade delas e experiências inimagináveis: paisagens incríveis como cenário, novas amizades e, claro, o ensinamento de que você não precisa se limitar a fazer tudo com o seu companheiro!  

“Eu acho que o fato de passar mais tempo em convivência com uma amiga, faz com que a gente se mantenha viva, com que a gente se recorde de como a gente é sozinha. Porque muitas vezes a gente entrelaça o nosso eu com o eu do nosso parceiro e de tempos em tempos é necessária e saudável essa separação!”

3. Viajar sozinha porque te dá liberdade

Viajar sozinha é sinônimo de liberdade. Afinal, você será a grande responsável por cada pequena decisão, desde onde comer, qual passeio fazer e o que merece mais da sua atenção. 

Você terá nas suas mãos o poder de escolher, sem precisar entrar em consenso com mais ninguém. O que te deixa mais livre para fazer as coisas que você gosta. 

E é com a liberdade que aparecem os aprendizados: você ganha mais confiança em você mesmo, aprende a escutar seus instintos e seu sexto sentido. É a confiança também que trará mais responsabilidades e, sobretudo, muito crescimento a partir das situações em que você terá que fazer uso pleno da sua liberdade. 

Essa é a viagem para fazer tudo que você sempre sonhou. Seja ter um roteiro pronto com todos os lugares que você adorou e quer muito conhecer. Ou escolher viver um dia de cada vez, sem muito roteiros inflexíveis. 

Mas, acima de tudo, a liberdade principal que você vai sentir vem depois de todas as experiências que você vivenciou na viagem. Porque depois de viajar sozinha você vai perceber que se superou. 

Superou seus medos, suas inseguranças e, principalmente, que você é capaz de tudo o que quiser! E não há nada mais encorajador e libertador do que ser dona do seu próprio destino. 

Dicas para viajar sozinha com segurança

Se você ainda está um pouco insegura na hora de construir o roteiro para uma viagem sozinha, saiba que tem dicas que podem te ajudar a se sentir mais confiante e também te ajudar na hora em que você mais precisar. 

Por isso, separamos aqui as principais dicas para você viajar sozinha da forma mais segura possível e sem deixar de viver nenhuma experiência por isso! 

1. Invista em um bom planejamento 

Investir em um bom planejamento é a chave principal para você evitar situações desagradáveis viajando sozinha. 

E planejamento não diz respeito apenas aos passeios, onde ir e o que visitar. Cada detalhe da viagem está contemplado nele. Desde as melhores opções de hospedagens, que precisam ser em lugares mais bem movimentados e mais seguros, até a identificação de que passeios você precisará de guia. 

É também no planejamento onde você terá orientações de onde são os lugares mais tranquilos para visitar, quais requerem mais a sua atenção e aqueles que é melhor ficar longe. Ele também vai facilitar a sua localização, fazendo com que você não fique perdida.

Por isso, se você não tem nenhuma familiaridade com o destino, a dica é contratar com assessoria especializada, que tem a experiência necessária para montar um roteiro seguro, com tudo o que você quer fazer e evitando as ciladas que você poderia presenciar se estivesse com um roteiro furado. 

A assessoria vai resolver tudo para você, te colocando nos melhores lugares, indicando guia, locando carros quando necessário. E você não vai precisar se preocupar com nada além de curtir o destino ao máximo! 

Se quiser um roteiro totalmente personalizado e com a sua cara, fale com uma de nossas consultoras! 

2. Procure dicas de outras mulheres 

Os relatos de outras mulheres podem ser muito encorajadores, principalmente se elas escolheram viajar para o mesmo destino que você e só trouxeram coisas boas dessa viagem. 

Por isso, uma boa ideia se você está pensando em viajar sozinha, é acompanhar a vida de mulheres que já tiveram essa vivência e têm muito o que compartilhar! 

No instagram na Welcome Trips, fizemos uma série de vídeos para o IGTV com depoimentos de mulheres desbravadoras e corajosas que resolveram conhecer o mundo! 

E se você ainda estiver disposta a ouvir mais relatos e ter mais dicas, nosso time de consultoras é totalmente preparado para tirar suas dúvidas, te orientar e montar a viagem perfeita para você. Para conversar com elas é só clicar aqui!

3. Dicas práticas do que fazer na viagem! 

Depois de um destino selecionado, de ouvir a história de outras mulheres que viajam sozinhas e de ter o roteiro organizado é hora de conhecer algumas dicas práticas para implementar durante a trip como:

  • Não saia sem celular, muito menos fique sem acesso à internet. Você pode se perder, ou precisar buscar alguma informação importante. Por isso, mantenha ele carregado e leve o carregador com você!
  • Se por acaso se perder na rua não fique parada, entre em algum estabelecimento peça informação, ou simplesmente entre para consultar no seu celular a informação de que precisa 
  • Use apenas serviços de transportes oficiais e de confiança! Alguns destinos pedem até mesmo um carro para você alugar e seguir seu roteiro sem transtornos.
  • Não saia com coisas caras ou malas muito grandes, porque elas podem chamar a atenção. 
  • Compartilhe seu roteiro com alguém e sempre entre em contato com essa pessoa para dar updates sobre a viagem 
  • Procure fazer passeios guiados e em grupo
  • Se você precisa de mais alguma coisa para se sentir segura carregue dispositivos de defesa como spray de pimenta 

dicas para viajar sozinha

4. É a primeira vez viajando sozinha? Conheça as Expedições!

Expedição Quênia por Mana Gollo

Como viajar sozinha pela primeira vez? Esse é um questionamento que todas as mulheres fazem, até porque são muitas coisas para resolver e no meio existem várias dúvidas. 

Mas uma opção para você que quer dar o primeiro passo é fazer a primeira viagem sozinha e conhecer as viagens em grupo, organizada pela Welcome Trips: As Expedições. 

As Expedições reúnem pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo e contam sempre com um líder, que funciona como um guia. E esse líder é escolhido de acordo com o objetivo dessa Expedição ou de acordo com o destino. 

Cada Expedição tem experiências únicas vividas com esses influenciadores. Seja uma viagem fotográfica para o Atacam. Uma viagem espiritual para Chapada dos Veadeiros. Ou uma viagem gastronômica em Mendoza.

Essa pode ser a opção perfeita para você. Com As Expedições você viaja sozinha, mas encontra com um grupo de pessoas no destino escolhido para fazer passeios, conhecer lugares novos e fazer várias atividades imperdíveis! 

Se interessou pelas Expedições? Fizemos um texto no blog falando um pouco sobre elas, para ler, clique aqui. 

Agora, se você quer saber tudo das Expedições que vão rolar, se inscreva nesse link e receba todas as novidades em primeira mão!  

Melhores lugares para viajar sozinha no Brasil 

Se você está começando a viajar sozinha, nossa dica é que você aposte em algum desses destinos.

Todos eles contam com muitos passeios guiados, o que pode diminuir ainda mais sua insegurança e ser o que você estava precisando para dar passos maiores!

1. Dicas para viajar sozinha: Conheça Caraíva! 

Caraíva é um destino perfeito se o que você procura é se desligar do mundo. A tranquilidade do destino é o que faz ele ser um dos melhores lugares para viajar sozinha. 

Com certeza Caraíva vai ser o pontapé inicial para você buscar viagens mais diversas e perder qualquer insegurança que viajar sozinha pode ocasionar. 

O destino que fica localizado na Bahia é um exemplo de charme e simplicidade. Quem escolhe viajar para lá é para estar off do mundo e on na natureza. É uma viagem para colocar os pés no chão, sentir o vento na cara e se apaixonar por praias maravilhosas. 

A natureza dá um encanto a mais na trip, porque é praticamente intocada. E o espetáculo noturno fica por conta de um dos céus mais estrelados da Bahia. 

São inúmeras praias para você relaxar, curtir o sol e se banhar. Você pode estender sua visita até a praia do Espelho, um verdadeiro paraíso de praias azuis. 

E se você pensa que só de paisagens bonitas Caraíva é feita, está muito enganado. O contato com os moradores locais é o ponto alto dessa viagem. É com eles que você vai aprender coisas novas, ter conversas importantes e descobrir várias dicas sobre o destino. 

Uma visita a Reserva Pataxó Porto do Boi também é uma parada obrigatória para estar no seu roteiro. Por lá você aprenderá muito sobre os costumes e tradições dos povos indígenas. 

A culinária de lá também é um ponto fora da curva e promete encantar muito os visitantes pelo estômago! Não deixe de provar o Jacarandá, um prato que faz muito sucesso por lá.

E durante a noite você será convidada a conhecer o agito de Caraíva, com arrasta pé e muito forró. Por lá você vai conhecer uma das noites mais animadas da região! 

Vale à pena explorar o rio Caraíva de jeitos diferentes: em uma boia, numa canoa ou fazendo stand up paddle.

Um roteiro equilibrado entre várias atividades e momentos relax! 

2. Dica para viajar sozinha: Visite o Jalapão 

O Jalapão é conhecido como o oásis dos fervedouros. Por lá não faltam águas azuis para você boiar, nadar e relaxar!

Essa é uma viagem perfeita para quem quer viajar sozinha, uma vez que boa parte do roteiro é feito com guia e de 4×4. Afinal, as estradas são de terra e as atrações costumam ficar muito longe uma das outras. 

Desse modo, você sempre terá o acompanhamento do guia, que te levará aos melhores lugares da região e te mostrará as experiências mais incríveis. 

Além dos famosos fervedouros, você poderá curtir a natureza fazendo trilhas e conhecendo um dos cartões postais de lá: a pedra furada e que rende fotos incríveis! 

Você também precisa conhecer as dunas do jalapão. Assistir ao pôr do sol que mistura o céu alaranjado com o dourado das dunas é uma experiência que não tem preço! 

O Cânion Sussuapara e a Cachoeira da Velha são outras atrações imperdíveis! 

Ou seja, se você gosta de estar em intenso contato com a natureza, o Jalapão é um forte candidato para ser um dos primeiros lugares para sua viagem sozinha. 

3. Dicas para viajar sozinha: Descubra a Amazônia 

Um lugar rico em natureza, biodiversidade, cultura e gastronomia. A Amazônia é um destino completo se você busca um destino diverso para sua primeira viagem sozinha. 

A Amazônia vai ser responsável por te proporcionar várias experiências incríveis. Desde ver de pertinho animais muito exóticos e típicos da região, até desvendar sabores deliciosos e comidas que você não encontra em nenhuma outra cultura. 

O roteiro também tem o suporte de guias que vão te mostrar tudo sobre a região e te proporcionar uma verdadeira imersão cultural nos costumes e rituais de lá. Você poderá conhecer uma comunidade local e aprender muito com cada pessoa que conhecer. 

Além de entrar em contato com tribos indígenas e conhecer mais da cultura que nos formou, você vai estar imerso em belezas naturais.  

No Arquipélago de Anavilhanas você vai descobrir toda a riqueza e diversidade de natureza que o Brasil guarda. Você vai ver igarapés, lagos e as mais exuberantes vegetações. Entre as espécies de animais você vai conhecer jacarés, macacos, botos, garças, araras e muitas outras aves! 

A gastronomia é um atrativo à parte. Afinal, o que poderíamos esperar da região que produz o delicioso açaí e os mais saborosos peixes?  Para provar aposte no bolinho de pirarucu, tacacá, e tambaqui! Você não vai se arrepender. 

Melhores destinos internacionais para viajar sozinha

Se você quer viajar sozinha para fora do Brasil, mas não sabe onde ir, já salva os destinos dessa seleção. 

Separamos lugares incríveis, que guardam experiências únicas, que são seguros e que também tem o apoio de guias. 

Tudo para você dar o primeiro passo para a sua primeira viagem internacional sozinha! 

1. Dicas para viajar sozinha: Viaje para o Chile!

O Chile é um destino para quem adora contrastes e paisagens naturais. Desvendar os segredos e os tesouros naturais do Atacama é uma viagem e tanto para fazer sozinha! 

Lagoas, paisagens lunares, gêiseres, deserto de sal, vulcões e aldeias pré colombianas. Tudo isso em um mesmo roteiro. Quer ainda mais motivos para acreditar que essa trip tem tudo para ser sucesso?

Além disso, você pode até mesmo explorar a noite no deserto, que é uma das mais lindas no mundo inteiro. O céu estrelado vai ser uma das paisagens que vão ficar na sua memória pra sempre. Fora que você conseguirá aprender ainda mais sobre constelações e estrelas. 

Você ainda vai colecionar experiências incríveis, como mergulhar nas águas da Laguna Cejar que não te deixam afundar de forma alguma. E em Gêiser El Tatio você será surpreendido pelos jatos que saem do solo. 

Já pensou em escalar um Vulcão? No Atacama isso é mais do que possível. Ou então que tal relaxar em uma piscina natural de águas quentes? Você encontra isso no deserto também! 

Incluir a cidade de San Pedro do Atacama e fazer um tour por ela, vai deixar a experiência ainda mais completa. Vale a pena dar uma passadinha na Igreja de San Pedro, no Museu Arqueológico Padre Le Paige e no Centro de Artesanato. 

São tantas atrações, que é a certeza de trilhar uma jornada transformadora! 

2. Dicas para viajar sozinha: Desvende os mistérios do Egito

Outro roteiro guiado, cheio de atrações e recheado de histórias e mistérios. Você será enfeitiçada pela beleza desse lugar e pela sua cultura. 

Afinal, quem nunca quis ver as famosas pirâmides egípcias de pertinho e descobrir mais a fundo sobre suas histórias. Ou quem nunca teve vontade de flutuar nas águas do mar vermelho. E finalmente, quem nunca pensou em passar uma noite no deserto, com o céu estrelado como fundo principal? É, o Egito é realmente surpreendente! 

Além de conhecer os monumentos históricos mais famosos do mundo, nessa viagem você vai conhecer muito mais da história do Egito antigo. Por isso, as cidades de Luxor e Aswan valem muito a visita. Elas têm vários templos dedicados a  diversos deuses e que são paradas obrigatórias! 

E haja templo para conhecer: Templo Karnak, Abu Simel e Philae são os principais. 

Mas se você quiser fugir um pouco do clima árido do Egito, uma boa pedida é incluir no roteiro um cruzeiro pelo Rio Nilo, outro ponto importantíssimo do Egito e que marcou a história das civilizações! 

A história do Egito também vai te levar a conhecer mais sobre a cultura e religião islâmica. São mais de 800 monumentos a serem visitados, todos com uma rica história para ensinar. 

Mas se você gosta de praia, o Egito também não vai te decepcionar. As praias que o país guarda vão te surpreender e mostrar um lado do destino, que muitos desconhecem. Essa é a hora de relaxar e curtir as belas águas azuis da região. 

3. Dicas para viajar sozinha: Se espiritualize com a Índia

A Índia é um país que mexe muito com a espiritualidade de cada um. É um destino com uma energia única, com muitos ensinamentos e fonte de paz e tranquilidade. 

E por isso é a escolha certa se você quer viajar sozinha para autoconhecimento. Em cada um dos cenários que você vai conhecer, com cada uma das pessoas que você tiver troca e a cada momento só, você vai encontrar um pedacinho de você que nem sequer sabia que estava aí. 

Viajar para a Índia nos transforma, porque nos faz refletir, mexe com nossas feridas, nos apresenta realidades muito distintas e nos coloca cara a cara com nossas vulnerabilidades! 

A gastronomia será uma das grandes descobertas que você fará por lá. Temperos marcantes e sabores exóticos. Especiarias como curry, jamum e panner masal estarão presentes o tempo todo e são os ingredientes que dão personalidade à culinária indiana. E a experiência gastronômica fica ainda mais enriquecida com o ato de comer com as mãos. 

Os templos vão ser grandes atrações e precisam estar no seu roteiro. Eles são lindos, cheio de vida, detalhes e cores!

Andar de tuc tuc, conhecer o taj mahal, meditar, conhecer a cultura budista, participar de algum festival cultural ou fazer a rota do chá. Todas são experiências maravilhosas e que você pode incluir no seu roteiro! 

Gostou das nossas dicas para viajar sozinha? Agora que você já sabe tudo sobre o tema, não deixe de montar seu roteiro e se jogar no mundo! Para isso conte com a ajuda de nossas consultoras e viva a melhor experiência da sua vida! 

Comece a se planejar financeiramente para viajar sozinha 

Vai viajar mas precisa guardar uma grana? A Welcome Trips também pode te ajudar com isso! 

Com o WEEX o plano de viagens da Welcome Trips, você escolhe um valor mensal para poupar e resgata 100% do dinheiro investido quando quiser! 

Além disso, você acumula uma série de benefícios: 

  • Tem ajuda de nossas consultoras para montar o roteiro perfeito 
  • Recebe acesso a uma plataforma de descontos em mais de 300 empresas para usar no dia a dia 
  • E tem benefícios na sua viagem, como upgrade quarto, early check in e late check out e o melhor, sem pagar nada a mais por isso! 

Se interessou pelo WEEX? Então clica aqui e saiba tudo sobre ele!

Close Menu