INTRODUÇÃO

África do Sul: Descubra a Diversidade de um País Fascinante

Boas vindas à África do Sul, o país repleto de contrastes e experiências que prometem cativar viajantes de todo o mundo. A começar por suas raízes históricas juntamente com sua vibrante cena cultural e culinária, o destino oferece uma jornada para todos os tipos de viajantes. 

PASSEIOS

História

A África do Sul é uma terra marcada por uma rica história, desde os primeiros habitantes até os colonizadores europeus e a luta contra o Apartheid, o sistema político marcado pela segregação racial. 

Nos anos 1990, o então presidente Frederik de Klerk liderou reformas que levaram à abolição do Apartheid e, na sequência, Nelson Mandela foi eleito o seu primeiro presidente negro. Pouco depois, Frederik de Klerk e Nelson Mandela receberam o prêmio Nobel da Paz. 

Visitantes podem explorar locais históricos como o Museu do Apartheid, em Joanesburgo, a Ilha Robben, onde Nelson Mandela foi preso, bem como sítios arqueológicos que revelam a história antiga do país.  

QUANTO TEMPO

Cultura e Gastronomia

A cultura é uma fusão de influências africanas, europeias e asiáticas, refletida em sua música, arte e culinária. Suas danças são uma expressão da identidade cultural e histórica do país, não só os movimentos poderosos do gumboot, mas também a graça do indlamu zulu. Já a música é uma mistura de estilos, desde o som do marimba como também as poderosas harmonias do gospel. 

A gastronomia é uma celebração de sabores e tradições. Do braai (churrasco ao ar livre) ao saboroso bobotie (à base de carne, ovos e leite), cada prato é uma jornada culinária que reflete a diversidade e a riqueza cultural do país.  Igualmente para os vegetarianos, há o Chakalaka & Pap, um alimento feito de milho. A fruta típica é a Marula, que no Brasil dá sabor ao famoso licor Amarula.  

MELHORES MESES

O que conhecer na África do Sul

Na Cidade do Cabo e arredores, é possível visitar a Table Mountain. A montanha é considerada uma das sete novas maravilhas do mundo e, acima de tudo, o pôr do sol é imperdível.  

Lá também está o Cabo da Boa Esperança, uma península selvagem rica em vida marinha. No pico mais alto, há um farol desativado com uma vista incrível. Na região, também está a Cape Winelands, com algumas das melhores vinícolas do país.  

E, claro, a maior cidade do país, Joanesburgo, onde está o impactante Museu do Apartheid. Uma visita ao maior bairro da cidade também é imperdível. O Soweto foi um importante centro de resistência durante o regime do Apartheid. Além disso, no bairro fica a casa de Nelson Mandela, que foi transformada em museu. 

Outra parada obrigatória na cidade é o Berço da Humanidade, que se tornou Patrimônio Mundial da UNESCO, e onde foi descoberto o primeiro fóssil humano, que pode ser visto no Centro de Visitantes de Maropeng. 

ROMANCE

Casal na África do Sul

Em uma reserva natural privada ou no Parque Nacional Kruger, vale desfrutar de um safari e passeios de jipe ao pôr do sol, além de jantares sob as estrelas. Nas vinícolas de Stellenbosch e Franschhoek, o ponto alto são as degustações de vinhos sul-africanos em cenários deslumbrantes. No Vale do Vinhedo, em Stellenbosch, acontecem os passeios de balão de ar quente. 

Nas praias de Clifton Beach, Camps Bay e Grotto Beach, o momento é de relaxar, com caminhadas à beira-mar e piqueniques ao pôr do sol. Muitos restaurantes oferecem jantares à luz de velas, perfeitos para uma noite especial a dois. 

COM A FAMÍLIA

Com a família na África do Sul

A África do Sul oferece uma infinidade de atividades para todas as idades, como os parques temáticos Gold Reef City, em Joanesburgo, e o Ratanga Junction, em Cape Town. Faça um safári para ver os “Big Five” (os cinco animais mais difíceis de serem caçados: leão, leopardo, elefante, rinoceronte e búfalo) em seu habitat natural, no Parque Nacional Kruger, a maior reserva de animais do país. 

Para quem gosta de praia, a cidade de Durban reúne algumas das melhores na chamada Golden Mile. Próximo à Cidade do Cabo, está a Boulders Beach, que encanta os pequenos pela colônia de pinguins. Já a Grotto Beach é uma jóia escondida e é conhecida por sua areia branca e águas cristalinas. Durante os meses de inverno, as baleias-francas-austrais migram para a baía para acasalar e dar à luz, proporcionando um verdadeiro espetáculo. 

Em iSimangaliso Wetland Park, também declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, o turista pode realizar um safári aquático para observar hipopótamos, crocodilos e uma variedade de aves, além de mergulhos com snorkel ou cilindro.  

E ainda dá para incluir no roteiro um passeio ao Jardim Botânico Nacional Kirstenbosch, onde são famosos os concertos ao pôr do sol nos domingos de verão. E, para finalizar, tem o Parque Nacional dos Elefantes de Addo, que fica próximo a Port Elizabeth, e onde está a maior concentração de elefantes do mundo.  

COM OS AMIGOS

Roteiro para África do Sul

Para quem procura emoção com aventuras ao ar livre, este é o lugar certo. A começar pelo salto no bungee jump, o mais alto salto de ponte do mundo. Com cerca de 216 metros, na Bloukrans Bridge, fica na cidade de Storms River. 

Em Port Elizabeth está a Hobie Beach, uma praia conhecida pela prática de esportes aquáticos como vela, kitesurf, windsurf e jet-ski. Com águas calmas e cristalinas, ainda é possível praticar mergulho. Para quem prefere o surf, o lugar certo é a Jeffreys Bay. 

No mês de março, acontece o Carnaval da Cidade do Cabo. Da mesma forma que no Brasil, o evento reúne desfiles e apresentações de dança e música ao vivo. 

COMPARTILHE
plugins premium WordPress