País
INTRODUÇÃO
Boas vindas à África do Sul, o país repleto de contrastes e experiências que prometem cativar viajantes de todo o mundo. A começar por suas raízes históricas juntamente com sua vibrante cena cultural e culinária, o destino oferece uma jornada para todos os tipos de viajantes.
PASSEIOS
A África do Sul é uma terra marcada por uma rica história, desde os primeiros habitantes até os colonizadores europeus e a luta contra o Apartheid, o sistema político marcado pela segregação racial.
Nos anos 1990, o então presidente Frederik de Klerk liderou reformas que levaram à abolição do Apartheid e, na sequência, Nelson Mandela foi eleito o seu primeiro presidente negro. Pouco depois, Frederik de Klerk e Nelson Mandela receberam o prêmio Nobel da Paz.
Visitantes podem explorar locais históricos como o Museu do Apartheid, em Joanesburgo, a Ilha Robben, onde Nelson Mandela foi preso, bem como sítios arqueológicos que revelam a história antiga do país.
QUANTO TEMPO
A cultura é uma fusão de influências africanas, europeias e asiáticas, refletida em sua música, arte e culinária. Suas danças são uma expressão da identidade cultural e histórica do país, não só os movimentos poderosos do gumboot, mas também a graça do indlamu zulu. Já a música é uma mistura de estilos, desde o som do marimba como também as poderosas harmonias do gospel.
A gastronomia é uma celebração de sabores e tradições. Do braai (churrasco ao ar livre) ao saboroso bobotie (à base de carne, ovos e leite), cada prato é uma jornada culinária que reflete a diversidade e a riqueza cultural do país. Igualmente para os vegetarianos, há o Chakalaka & Pap, um alimento feito de milho. A fruta típica é a Marula, que no Brasil dá sabor ao famoso licor Amarula.
MELHORES MESES
Na Cidade do Cabo e arredores, é possível visitar a Table Mountain. A montanha é considerada uma das sete novas maravilhas do mundo e, acima de tudo, o pôr do sol é imperdível.
Lá também está o Cabo da Boa Esperança, uma península selvagem rica em vida marinha. No pico mais alto, há um farol desativado com uma vista incrível. Na região, também está a Cape Winelands, com algumas das melhores vinícolas do país.
E, claro, a maior cidade do país, Joanesburgo, onde está o impactante Museu do Apartheid. Uma visita ao maior bairro da cidade também é imperdível. O Soweto foi um importante centro de resistência durante o regime do Apartheid. Além disso, no bairro fica a casa de Nelson Mandela, que foi transformada em museu.
Outra parada obrigatória na cidade é o Berço da Humanidade, que se tornou Patrimônio Mundial da UNESCO, e onde foi descoberto o primeiro fóssil humano, que pode ser visto no Centro de Visitantes de Maropeng.
ROMANCE
Em uma reserva natural privada ou no Parque Nacional Kruger, vale desfrutar de um safari e passeios de jipe ao pôr do sol, além de jantares sob as estrelas. Nas vinícolas de Stellenbosch e Franschhoek, o ponto alto são as degustações de vinhos sul-africanos em cenários deslumbrantes. No Vale do Vinhedo, em Stellenbosch, acontecem os passeios de balão de ar quente.
Nas praias de Clifton Beach, Camps Bay e Grotto Beach, o momento é de relaxar, com caminhadas à beira-mar e piqueniques ao pôr do sol. Muitos restaurantes oferecem jantares à luz de velas, perfeitos para uma noite especial a dois.
COM A FAMÍLIA
A África do Sul oferece uma infinidade de atividades para todas as idades, como os parques temáticos Gold Reef City, em Joanesburgo, e o Ratanga Junction, em Cape Town. Faça um safári para ver os “Big Five” (os cinco animais mais difíceis de serem caçados: leão, leopardo, elefante, rinoceronte e búfalo) em seu habitat natural, no Parque Nacional Kruger, a maior reserva de animais do país.
Para quem gosta de praia, a cidade de Durban reúne algumas das melhores na chamada Golden Mile. Próximo à Cidade do Cabo, está a Boulders Beach, que encanta os pequenos pela colônia de pinguins. Já a Grotto Beach é uma jóia escondida e é conhecida por sua areia branca e águas cristalinas. Durante os meses de inverno, as baleias-francas-austrais migram para a baía para acasalar e dar à luz, proporcionando um verdadeiro espetáculo.
Em iSimangaliso Wetland Park, também declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, o turista pode realizar um safári aquático para observar hipopótamos, crocodilos e uma variedade de aves, além de mergulhos com snorkel ou cilindro.
E ainda dá para incluir no roteiro um passeio ao Jardim Botânico Nacional Kirstenbosch, onde são famosos os concertos ao pôr do sol nos domingos de verão. E, para finalizar, tem o Parque Nacional dos Elefantes de Addo, que fica próximo a Port Elizabeth, e onde está a maior concentração de elefantes do mundo.
COM OS AMIGOS
Para quem procura emoção com aventuras ao ar livre, este é o lugar certo. A começar pelo salto no bungee jump, o mais alto salto de ponte do mundo. Com cerca de 216 metros, na Bloukrans Bridge, fica na cidade de Storms River.
Em Port Elizabeth está a Hobie Beach, uma praia conhecida pela prática de esportes aquáticos como vela, kitesurf, windsurf e jet-ski. Com águas calmas e cristalinas, ainda é possível praticar mergulho. Para quem prefere o surf, o lugar certo é a Jeffreys Bay.
No mês de março, acontece o Carnaval da Cidade do Cabo. Da mesma forma que no Brasil, o evento reúne desfiles e apresentações de dança e música ao vivo.
Rua Acyr Guimarães, 222 – Sala 401 Água Verde, Curitiba – PR, 80240-230
Horário de funcionamento: 09h – 18h de Segunda a Sexta
Welcome Trips 2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido no Brasil pela Mentores