Skip to main content
search
0

Emissão de Passaportes

Foi retomado no dia 24 de julho de 2017, pela Casa da Moeda, o serviço de impressão de passaportes que havia sido suspenso no dia 27 de junho deste mesmo ano pela Polícia Federal por falta de recursos financeiros. A suspensão de emissão de passaportes havia causado transtorno a muitos brasileiros que estavam planejando viajar pois foram pegos de surpresa pela notícia.

Em nota a PF declarou que “A Polícia Federal trabalhará em parceria com a Casa da Moeda para que haja normalização da emissão de passaportes o mais rápido possível.”

A Casa da Moeda do Brasil promete uma intensa operação para colocar em dia a fila que se formou neste quase 1 mês em que a Polícia Federal não estava emitindo os passaportes e estima que levará em torno de 5 semanas para que o serviço seja regularizado e, dessa forma, zerar a fila.

De acordo com a PF, serão atendidos em ordem cronológica todos os pedidos de emissão de passaportes efetuados durante o período de pausa, pois, apesar de não estarem emitindo o documento, as solicitações continuaram sendo aceitas e as entrevistas continuaram sendo feitas no período.

O retorno à emissão de passaportes se deu após a PF receber do Governo Federal uma verba extra de R$ 102 milhões.

Apesar da PF cobrar uma taxa de R$ 257 reais de quem solicita um passaporte, esse recurso não fica com a PF, vai para um fundo chamado FUNAPOL, do qual o órgão não pode dispor.

A emissão de passaportes comuns podem ser solicitados em qualquer unidade da Polícia Federal em todo o Brasil. Tem validade de 10 anos e normalmente leva 45 dias úteis para ser entregue mas no momento os atendentes estão falando que pode demorar até 120 dias. Se você está planejando viajar nas próximas férias, dê uma olhada na validade do seu passaporte antes de marcar a data.

Entre em contato conosco e confira nossos pacotes de viagem.