Rota dos vinhos em Portugal

Que tal conhecer Portugal de um jeito muito diferente, autêntico e para lá de original? O roteiro Rota dos vinhos em Portugal vai te guiar por uma viagem repleta de histórias, cultura, boa gastronomia e claro, muito vinho!

Um roteiro pensado para quem adora essa bebida dos deuses. mas também para aqueles que esperam muito mais de uma viagem do que só o destino final. A rota dos vinhos em Portugal está recheada de boas experiências, que vão aguçar seu paladar e fazer você conhecer a cultura portuguesa de um outro ângulo. 

Serão 8 dias desbravando a Rota dos vinhos em Portugal, aprendendo sobre a cultura e história do país. Mas também conhecendo pontos turísticos e históricos. 

A viagem tem início em Lisboa, a capital de Portugal. Lá a história do país se entrecruza com a história de formação do Brasil. Você conhecerá mais sobre figuras já famosas em solos brasileiros, visitando monumentos históricos e museus. A visita ao Mosteiros do Jerônimos onde estão enterrados Vasco da Gama e Luiz Vaz de Camões é imperdível. 

Em seguida você visitará Sintra, onde vai encontrar uma Portugal mística e romântica. Nessa região o que mais vai chamar sua atenção é a arquitetura, que nos presenteia com castelos e palácios. Por lá a parada obrigatória é a visita ao Palácio Nacional da Pena, considerado um dos mais bonitos da Europa. 

E claro que em Sintra não poderia faltar a visita a adega Regional de Colares, honrando a Rota dos Vinhos de Portugal. Vinhos, queijos e doces da região te esperam para uma saborosa degustação.

Partindo para Évora, além da famosa Capela dos Ossos, patrimônio da UNESCO. Você conhecerá a Adega de Cartuxa.

A Rota do vinho segue explorando as regiões de Azeitão e Setúbal, que produzem um dos melhores vinhos de mesa de Portugal e do Mundo. 

A paisagem medieval de Portugal continua a ser explorada em Óbidos, uma vila muito charmosa, com muralhas, ruelas e igrejas que nos transportam ao passado. Em Quinta dos Loridos conheceremos vinhos e espumantes que tem dado o que falar e apresentam muita qualidade.  

Fora de estoque

UMA VIAGEM EM QUE VOCÊ IRÁ:

Roteiro

1º Dia 

Lisboa que é uma cidade iluminada onde o Tejo e o Sol quase sempre presentes fazem da capital de Portugal um espelho de cor em que a beleza e os contrastes arquitetónicos que não passam despercebidos.

Provaremos a rica gastronomia ao sabor do vinho Português e ao som do fado Lusitano…provavelmente a mais fascinante, apaixonante e satisfatória de todas as cidades da Europa.

Lisboa cidade de céu azul todo o ano e um Inverno ameno, este nosso passeio irá ter a oportunidade única de voltar na história dos descobrimentos com especial destaque para os famosos bairros da Graça, Castelo, Baixa, Alfama, Bairro Alto, Chiado, Mouraria e Belém onde iremos encontrar a famosa Torre de Belém que data mais de 500 anos, visitaremos Mosteiro dos Jerônimos onde estão sepultados Luís Vaz de Camões e Vasco da Gama, passagem obrigatória no Padrão dos Descobrimentos que assinala o ponte de partida das caravelas Portugueses para conquistar o mundo.

Ao final da tarde desfrute de uma vista majestosa do rio Tejo com uma prova de vinhos acompanhado por queijos e enchidos regionais.

Alojamento em Lisboa.

 

2º Dia

Pela manhã deixamos a cidade de Lisboa em direção a Sintra para descobrir a magia e esplendor de romântica cidade onde palácios majestosos, castelo e propriedades régias emergem no meio de montes e florestas fascinantes que escondem a magia e contam histórias de verdadeiras Princesas e Rainhas ou Réis. A vila de Sintra outrora muito apreciada pela burguesia Portuguesa e europeia, possui um rico acervo de palácios com especial destaque ao Palácio nacional da Pena onde poderemos ver um mistura de estilos arquitetónicos inigualável que considerado por muitos o mais bonito Palácio da Europa quiçá do Mundo.

Destaque ainda para a famosa confeitaria “Piriquita” onde são fabricados os deliciosos Travesseiros de Sintra e as famosas Queijadinhas de Sintra onde as primeiras referências remontam ao século XIII, reinado de D. Sancho II outrora forma de pagamento de foros.

Depois de almoço faremos uma visita à Adega Regional de Colares, instalado num belo edifício no centro da vila, faremos uma prova de vinhos da região de Colares acompanhados de queijo da Serra e doçaria regional de Sintra.

Seguimos para o Cabo da Roca local, de beleza ímpar, Luís Vaz de Camões fez referência a este local nos “Lusíadas” descreveu este lugar como “Onde a terra se acaba e o mar começa” pois assinala o ponto mais ocidental do continente Europeu, local de beleza ímpar onde para além das imensas ravinas iremos encontrar um enorme farol de controlo das polícias Portuguesas.

Considerada por muitos a Riviera Portuguesa, o passeio por Cascais e Estoril é repleto de glamour e carisma, destaque para a esplêndida praia de areia branca, a famosa praia dos pescadores onde poderemos ver um lindíssimo por do Sol da outra face do Rio Tejo ao mesmo tempo que os pescadores cozem as suas redes sobre o olhar dos seus barcos coloridos que constatam com a nova e luxuosa Marina de Cascais repleta de Iates de Luxo, antes da chegada a Lisboa passagem obrigatória no Estoril para ver os ricos jardins do maior e mais antigo Casino da Europa.

Alojamento em Lisboa.

 

3º Dia

Pela manhã deixamos Lisboa em direção a Évora situada na região Alentejana uma das principais atrações de Évora é a Capela dos Ossos onde centenas de ossadas humanas expostas nas paredes e no teto ficarão certamente gravadas na sua memória. A abundância de monumentos da cidade levou à sua classificação como Património da Humanidade pela UNESCO, destaques ainda para a famosa Sé de Évora, praça Giraldo e Templo Romano.

A apenas 2 Km do centro histórico de Évora visitaremos a Quinta de Valbom e o Mosteiro da Cartuxa que inspirou o seu nome. Adquirida no século XIX pela família Eugénio de Almeida a Adega da Cartuxa passou por várias reformas e ampliações ao longo do tempo conservando a riqueza da sua memória arquitetónica e histórica. A marca Cartuxa é um dos principais ativos da Fundação Eugénio de Almeida e atual marca “umbrela” da Adega Cartuxa e do Lagar Cartuxa. A insígnia traduz a identidade dos vinhos Vinea, EA, Foral de Évora, Cartuxa, Scala Coeli e do mítico Pêra-Manca bem como dos azeites Álamos, EA e Cartuxa.

Segue-se uma visita na Herdade do Esporão onde as extensões quase infinitas de campos verdejantes que logram resistir ao calor abrasador do verão alentejano tudo graças ao moderno sistema de rega que automaticamente vai debitando as gotas necessárias em cada pé de vinha para que a produção seja otimizada, rodeados por vários hectares de área plantada este é o primeiro impacto que se tem assim que se entra no Esporão.

Visitaremos a Vila de Monsaraz que é uma varanda do grande lago do Alqueva e permite desfrutar de belíssimos passeios de barco por entre centenas de ilhas e recônditos recantos que sabe muito bem cativar o nosso olhar constituindo-se num dos mais bonitos postais turísticos de Portugal.

Seguimos direção a Lisboa para a Ponte Vasco da Gama com seus mais de 17 km's de extensão onde conseguirá deslumbrar Lisboa de uma forma única.

Alojamento em Lisboa.

 

4º Dia 

Atravessando a ponte 25 de Abril, alcançaremos uma vista deslumbrante sobre a cidade alfacinha e o rio Tejo, de braços abertos para Lisboa encontramos a majestosa estátua do Cristo Rei.

A região de Azeitão e Setúbal está ligada à cultura do vinho há muitos séculos, uma verdadeira paixão, esta região produz os mais ricos vinhos de mesa e moscatéis em Portugal e no Mundo dando uma importante contribuição para a imagem e prestígio dos vinhos Portugueses.

Neste passeio teremos a possibilidade de visitar duas das melhores Quintas da região de Setúbal de nome José Maria da Fonseca que se destaca por ser a mais antiga empresa Portuguesa produtora de vinhos de mesa e Moscatel, fundada em 1834 pelo seu fundador que dá nome à Quinta José Maria da Fonseca tendo este assumido um papel determinante no sector vinícola nacional. Com quase 650 hectares de vinha por toda a região esta é uma adega dotada de tecnologia de última geração que rivaliza com as melhores do mundo, resultam vinhos que aliam a experiência acumulada ao longo da sua história com as mais avançadas técnicas de vinificação.

A segunda Quinta um pouco mais a sul dá pelo nome de Bacalhôa onde descobriremos uma paisagem privilegiada com um enquadramento histórico que teve início com os fundadores da Dinastia de Avis. A arquitetura, a decoração e os jardins do Palácio foram influenciados ao longo dos séculos pelos diferentes proprietários inspirados pelas suas viagens através da Europa, da África e do Oriente, contribuindo assim para o transformar numa joia única. Ao longo dos tempos a Quinta foi sendo embelezada com azulejos portugueses do séc. XV e XVI evocando desenhos mouriscos e com uma casa do lago com vista para a Quinta, o destaque vai para o seu famoso vinho JP que é o vinho mais exportado em Portugal.

Alojamento em Lisboa.

 

5º Dia 

Pela manhã deixamos a ensolarada cidade de Lisboa para explorar a encantadora vila medieval de Óbidos cercada pelas imponentes muralhas do século XIV que perfazem um castelo muito bem conservado, Iremos percorrer as suas muralhas e paisagens de pequenas ruelas e igrejas, no final tempo para saborear a famosa Ginjinha de Óbidos.

Seguimos para a Quinta dos Loridos onde o clima ameno e temperado pela proximidade do mar, a fertilidade e natureza dos terrenos propiciam a produção de vinhos com personalidades bem marcadas. Os espumantes produzidos têm uma qualidade que tem alcançado menções das mais honrosas no país e no estrangeiro. Para além das tradicionais castas a quinta produz ainda Pinot Noir, Merlot, Aragonez, Arinto, Chardonnay e Alvarinho. A Quinta possui uma área de 35 hectares, lago artificial e plano para 6 mil toneladas de estátuas que encantam, além de Budhas gigantes pode observar 700 soldados de terracota pintados à mão, cada um deles único, encontrando-se alguns enterrados, tal como há 2.200 anos, um espaço de calma e paz de espírito.

Segue-se a Nazaré para passeio nas ruas estreitas, conversar fotografar coma ”mulher das sete saias”, comer um peixe fresco e subir aos miradouros da Pederneira e do Sítio para depois descer até à praia pelo elevador centenário. 

A última visita do dia será em Fátima e no seu Santuário que é um dos maiores centros de peregrinação à Virgem Maria do mundo católico, o famoso santuário de Fátima atrai cerca de 6 milhões de peregrinos que todos os anos visita a Basílica de Nossa Senhora, a Capelinha das Aparições e a casa dos Três Pastorinhos na Cova da Iria.

Alojamento em Fátima ou, em alternativa, em Leiria (retirando Fátima do Roteiro).

 

6º Dia 

Pela manhã deixamos a cidade de Fátima/Leiria em direção a Coimbra, claro destaque para a sua famosa Universidade conotada como a primeira Universidade do País e uma das mais antigas da Mundo sendo que o primeiro registo como universidade acontece em 1290. Na nossa visita à Universidade contemplada está a visita ao Paço das escolas, a riquíssima biblioteca Joanina, a sala dos Capelos, sala de Exames e a sala de Armas situada junto á torre onde encontramos a melhor “varanda” sobre o rio Mondego.

Coimbra é uma cidade completa pois agrega o antigo do moderno a juventude do oposto a cultura, religião e desporto, em Coimbra não falta nada ou quase nada. Sempre animada e ativa pois, os quase 30 mil estudantes que nela vivem, não deixam abrandar o ritmo daqueles que tendem a adormecer às sombras das famosas igrejas.

Seguimos para a região de vinhos da Bairrada que continua a ser uma importante produtora de vinhos tintos e brancos, ocupando uma área que se estende das encostas das serras do Caramulo e do Buçaco até às planícies costeiras, esta zona de Portugal beneficia de um clima extremamente favorável para o cultivo da vinha. As vinhas são cultivadas em pequenos terrenos planos, com dois tipos principais de solos, argilosos, barrentos ou arenosos são estes solos que definem o sabor das uvas associados ao clima fresco da região.

A Bairrada é também famosa pelos seus vinhos espumantes produzidos a partir de castas como a Maria Gomes, a Arinto ou a Bical. Tal como outras regiões vinícolas Portuguesas, a Bairrada usa castas nacionais e internacionais destacando-se entre estas a Cabernet Sauvignon, Pinot Noir e Merlot.

A região vinícola do Dão com Viseu no centro produz alguns dos melhores vinhos de Portugueses, as condições climatéricas, as características do solo, e a escolha das castas influenciados pelos fatores anteriores especialmente a Touriga Nacional, típica desta zona, dão aos vinhos do Dão a sua inimitável coloração rubi, o seu aroma delicado e o seu sabor aveludado. Os vinhos do Dão caracterizam-se ainda por terem a rara faculdade de envelhecer de uma forma nobre e harmoniosa. O clima no Dão sofre simultaneamente a influência do Atlântico e do Interior por isso os Invernos são frios e chuvosos enquanto os Verões são quentes e seco.

Alojamento em Viseu,

 

7º Dia 

Deixamos a cidade de Viseu em direção a Lamego que é um dos mais importantes centros urbanos da região do Douro.

A arquitetura religiosa tem uma expressão singular, a Igreja de S. Pedro de Balsemão, classificada Monumento Nacional, é o segundo templo mais antigo da Península Ibérica. O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e o escadório edificado no século XVIII, no cume do Monte de Santo Estevão, em honra da Senhora dos Remédios, são o ex-libris de Lamego.

Partimos em direção ao vale do Douro, lugar singular onde a conjugação do clima, do rio, das uvas e do esforço do homem deram origem à primeira região demarcada de vinhos do Mundo pela produção do Vinho do Porto. Local pitoresco, de paisagens verdejantes e natureza exuberante o Douro convida todos os seus visitantes a uma abstração temporária da realidade.

O Pinhão que é outra base no vale do Douro, onde o vinho do Porto domina a cultura, a cidade está na base de ladeiras cobertas de vinhas e espetacularmente constituídas na confluência do rio Douro, destaque ainda para a fabulosa estação de Comboio com os seus 24 painéis de azulejo típico Português pintados com imagens do vale do Douro.

Continuamos o nosso tour em direção a Peso da Régua mas antes visita a Caldas de Moledo onde iremos deslumbrar com os miradouros sobre o rio Douro, já em Peso da Régua ficaremos a conhecer as suas origens quer quase permanecem desconhecidas, diz a lenda que uma casa romana rural denominado “Villa Reguela” existia aqui, no entanto, cresceu a partir de 1756, devido à criação da Companhia Geral do Alto Douro Vinha Agricultura, Marquês de Pombal foi o fundador da primeira região de vinhos criou esta instituição de nome Armazéns da Companhia foram, assim, construído em Peso da Régua, e as primeiras “feiras de vinhos”. 

Em 1998, foi classificado como Internacional da Vinha e do Vinho da cidade e as suas paisagens naturais são absolutamente únicas e uma vez que a região vinícola Alto Douro foi classificado pela UNESCO como Património Mundial.

Antes da chegada ao Porto visitaremos a cidade de Amarante que se caracteriza-se pela sua relação com as serras e o rio e seduz-nos com as suas margens rodeadas de árvores. Rica de património histórico e cultural, atravessada pelo rio Tâmega e rodeada de serras esta bonita cidade exibe com orgulho as suas casas do século XVII cujas varandas de madeiras coloridas enfeitam as ruas estreitas.

Alojamento no Porto.

 

8º Dia 

A cidade do Porto é a 2ª maior cidade Portuguesa considerado destino europeu do ano de 2014 o Porto mais conhecida pela cidade Invicta está repleta de vida e atividades. O Porto banhado pelas margens do rio Douro e a cidade está cheia de monumentos históricos dignos de uma visita com destaque para Torre dos Clérigos, Palácio da Bolsa, Sé do Porto ou ainda a Livraria Lelo.

A antiga baixa da cidade está bastante bem conservada pois nos últimos anos tem sofrido vários melhoramentos que impressionam todos aqueles que lá passam, as ruelas estreitas escondem pequenas tascas onde se destaca a gastronomia típica do Norte com claro destaque para a Famosa Francesinha prato mais famoso daquela região.

Quem visita o Porto salta a vista as famosas caves do Vinho do Porto do outro lado da margem do Douro onde encontramos a melhor “varanda” para toda a baixa portuense e bairro da Ribeira, no nosso passeio teremos oportunidade para uma visita às caves e provas do vinho do Porto e ainda um original passeio de barco pelo rio Douro onde irá percorrer as famosas 6 pontes que ligam Porto á cidade de Gaia.

A Ponte Dom Luís I salta à vista pela sua arquitetura ímpar, terminada a sua construção em 1888 com 2 tabuleiros onde veículos, pessoas e trem partilham quase a mesma faixa.

Fim do Roteiro.

Alojamento no Porto ou regresso a Lisboa.

Atividades

City-tour cultural em Lisboa;
Visita e passeio em Sintra;
Visita à Adega Regional de Colares com prova de vinhos e petiscos regionais;
Passeio por Cascais e Estoril;
Visita à Adega da Cartuxa e à Herdade do Esporão;
Visita a Reguengos e a Vila de Monsaraz;
Visita à Quinta José Maria da Fonseca e Quinta e Palácio da Bacalhôa em Azeitão e Setúbal;
Passeio pela Nazaré, Óbidos e Fátima, com paragem na Quinta dos Loridos;
Visita à cidade de Coimbra e à região Vitivinícola da Bairrada;
Visita a uma vinícola na Região da Bairrada;
Visita à cidade de Viseu e à Região Vitivinícola do Dão;
Passeio pelo Alto Douro Vinhateiro com visita a Peso da Régua e Pinhão;
Visita a uma vinícola na região do Douro;
Visita à cidade de Amarante em pela região dos Vinho Verdes;
City-tour no Porto com visita às Caves de Vinho do Porto.

FORMA DE PAGAMENTO

Entrada + saldo em até 6x sem juros no cartão de crédito

Precisa de ajuda?

Entre em contato com um de nossos consultores:

Solicite um roteiro personalizado, tire suas dúvidas ou marque um café conosco.

Período

8 dias, 7 noites

Cidades
Acomodações

Hotéis 4* superiores

Por que reservar com a Welcome Trips

Conhecimento

Possuímos uma trajetória de mais de 15 anos realizando viagens pelo mundo, já são dezenas de países e milhares de passageiros que vivenciaram experiências incríveis. Nossos consultores possuem know-how nos mais diferentes destinos e anualmente realizam atualizações e treinamentos para entregar experiências únicas aos viajantes.

Roteiros Personalizados

A Welcome Trips acredita nas diversas visões que um destino pode ter, antes de iniciarmos um roteiro, gostamos de conhecer mais sobre os viajantes, assim conseguimos elaborar algo perfeito para você. Enxergamos as diferenças e estilos de cada cliente, por isso te entregamos uma experiência exclusiva.

Otimização

Sabemos a importância do tempo e investimento durante uma viagem! Assim como você, também somos apaixonados por viagens e sabemos da importância de otimizar ao máximo tempo e investimento para conhecer cada lugar de um destino. Pensando nisso a Welcome Trips, com a sua expertise, passa as melhores dicas e rotas pelas cidades a serem visitadas, evitando perder tempo e dinheiro escolhendo o melhor transporte, caminho e ordem dos pontos que pretende conhecer.

Fornecedores

Garantimos a qualidade na entrega de todos os nossos serviços, além da experiência da nossa equipe para elaborar o seu roteiro. Trabalhamos com os fornecedores mais conceituados e experientes do mercado para realizar sua viagem de forma inesquecível.

Suporte 24h

Para garantir a melhor experiência em todo o processo oferecemos plantão 24 horas, 7 dias por semana em nossa empresa. A sua maior preocupação será curtir muito cada dia!

Para momentos incríveis: Welcome Trips.

Viagens super personalizadas, em família ou com os amigos. Não importa seu estilo, temos o roteiro certo pra você!

Destinos Relacionados